Olhar Jurídico

Quarta-feira, 05 de agosto de 2020

Notícias / Geral

Oficial de Justiça de MT tem artigo lido pelo papa e publicado no site do Vaticano

Da Redação - Vinicius Mendes

30 Jul 2020 - 08:28

Foto: Reprodução / Alan Stell / Reuters

Oficial de Justiça de MT tem artigo lido pelo papa e publicado no site do Vaticano
Oficial de Justiça do Poder Judiciário de Mato Grosso desde 1999 e atuando desde então no município de Cáceres (220 km distante de Cuiabá), Mireni de Oliveira Costa e Silva, 47, sentiu uma grande alegria essa semana ao ver que um artigo científico escrito por ela havia sido publicado no Portal do Vaticano e lido pelo papa Francisco.

A emoção se misturou ao sentimento de gratidão pelo Tribunal de Justiça, que oportunizou a ela e mais 19 servidores, após processo seletivo, um curso de mestrado em Direito Econômico. “Sem esse mestrado eu não teria a oportunidade de ter um artigo lido pelo Papa Francisco e publicado pela imprensa do Vaticano”, ressaltou.

Leia mais:
Juíza aceita denúncia contra esposa de Sachetti por morte de menino de 3 anos
 
Mireni conta que encaminhou um email ao Vaticano, em março deste ano, sem nenhuma pretensão, apenas para informar que durante o mestrado havia escrito um artigo inspirado na Economia de Francisco, um movimento criado pelo Papa Francisco que propõe um novo modelo econômico mundial, que sirva à sociedade. Em resposta, o Vaticano pediu que ela encaminhasse o artigo. 

Tempos depois, ela recebeu outra mensagem, informando que o artigo seria impresso, lido pelo Papa, e publicado no site em momento oportuno. No entanto, em função a pandemia, a publicação foi adiada e ela nem esperava mais pela notícia quando na terça-feira (28) recebeu um email informando que o artigo estava no site.
 
Nesta quarta-feira (29), Mireni recebeu uma nova mensagem do Vaticano, desta vez pedindo que ela encaminhasse um áudio informando os motivos que despertaram seu interesse pelo tema e também para que contasse um pouco mais sobre o ciclo de palestras que será realizado pela Escola da Magistratura Mato-Grossense (Emam). 

Mireni é uma das palestrantes do evento, a ser realizado entre os dias 10 e 13 de agosto, e no primeiro dia vai falar sobre o artigo intitulado “Outra economia possível: interfaces entre Economia de Francisco e Agenda 2030”. “Mais uma vez o nome do Tribunal de Justiça estará sendo divulgado pela rádio e pelas redes sociais do Vaticano”, destacou.
 
Capacitação

Em agosto de 2019 teve início o mestrado em Direito Econômico para 20 servidores do Tribunal de Justiça, que se inscreveram previamente e passaram por rígido processo de seleção. Entre os critérios para participar da seleção estavam graduação em Direito ou áreas afins e ser servidor efetivo da Justiça Estadual.
 
Na ocasião, ao lançar o programa de mestrado, o presidente do Tribunal, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, ressaltou a importância da produção científica para o desenvolvimento da atividade jurisdicional e a imperativa necessidade de formar profissionais capacitados para o desempenho de suas funções, dando cumprimento assim às metas estabelecidas na Resolução 192/2014 do CNJ, voltadas à formação e ao aperfeiçoamento dos servidores do Poder Judiciário.

9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Jurídico. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Jurídico poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Maria Auxiliadora Cândida Souza
    31 Jul 2020 às 08:28

    Parabéns pelo merecido reconhecimento. Respondendo ao TOM: O papa não é Deus. A verdade é que Deus é o antônimo do mal. Se há o BEM, o BOM existe Deus. Se não, é o capeta que impera. Deus nao é pessoa, Deus está vivo nas boas ações, nos bons pensamentos, na empatia que nos torna verdadeiramente humanos. Enquanto tiver um único humano que perambula pela terra fazendo o BEM e sendo BOM com seu semelhante, Deus aqui estará.

  • Yasmin B. KETTY
    30 Jul 2020 às 14:11

    Inutilidade

  • MR
    30 Jul 2020 às 13:10

    cautela gente, o método q ela usou foi o indutivo, e as teorias econômicas mais confiáveis reprovam isso.

  • Mr
    30 Jul 2020 às 13:03

    Gente, cautela, o método de pesquisa dela foi feito pelo M. Indutivo, o q não é muito confiável ...

  • Cacerense
    30 Jul 2020 às 11:09

    Conheço Mireni desde o tempo da faculdade. Tão inteligente quanto humilde. Parabéns!

  • Silvia Regina Fernandes
    30 Jul 2020 às 09:48

    Parabéns , que possamos realmente ter uma sociedade mais justa.Deus te ilumine..

  • Erika Pinto de Arruda
    30 Jul 2020 às 09:38

    Mireni meus parabéns!!! Muito feliz com o seu sucesso.

  • Tom
    30 Jul 2020 às 09:12

    Grande coisa esse papa! Ele é Deus por a caso? Se for, então cure os doentes.

  • Marlon Carvalho de Sousa Rocha
    30 Jul 2020 às 09:07

    Parabéns, dra. Mireni!! Que honra e privilégio.

Sitevip Internet