Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

​LEI ESTADUAL

Juiz nega pedido de Associação e mantém alíquota previdenciária de 14% para militares

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Juiz nega pedido de Associação e mantém alíquota previdenciária de 14% para militares
O juiz Carlos Roberto Barros de Campos, da 4ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá, indeferiu o pedido da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado de Mato Grosso, pelo qual buscava que o Estado de Mato Grosso não aplicasse alíquota previdênciária de 14% aos bombeiros e policiais militares. O magistrado disse que já há decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a questão, que entendeu que militares estaduais integram o regime próprio de previdência, cabendo a definição da alíquota à legislação estadual.

Leia mais:
STF autoriza Estado a manter alíquota previdenciária de 14% a militares sem sofrer sanções

O Estado de Mato Grosso entrou com uma ação citando que foi editada a Lei Complementar Estadual nº 654 de 19 de fevereiro de 2020, que alterou a lei que dispõe sobre a contribuição previdenciária dos servidores públicos civis e militares ativos, inativos e pensionistas de Mato Grosso, e dá outras providências, para fixar a alíquota da contribuição previdenciária devida pelos servidores públicos no importe de 14%.

No entanto, mencionou que a União editou uma Instrução Normativa que impôs aos Estados a aplicação das alíquotas previdenciárias definidas na legislação federal, a partir do mês de janeiro, para os militares ativos cuja contribuição anterior era superior a 9,5%, caso dos militares de Mato Grosso.

O ministro Alexandre de Moraes acabou deferindo o pedido do Estado para que a União se abstenha de impor quaisquer sanções caso Mato Grosso mantenha a alíquota da contribuição previdenciária de 14% a servidores militares.

A Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado de Mato Grosso entrou com uma ação na 4ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá contestanto a alíquota. Argumentou que não há motivação para que ocorra majoração da alíquota da contribuição social de 11% para 14%.

"A busca do ente Estatal para equilibrar as contas públicas não pode violar as garantias conquistadas pela categoria, e que a EC n. 103 utiliza conceitos matemáticos e econômicos complexos, cujo intento é o de reduzir a remuneração dos servidores, eis que aumentará os descontos destinados aos cofres do Estado, ampliando assim sua receita", defendeu.

Também alegou que o Estado não pode retirar direitos dos servidores sob pena de violação ao princípio da vedação ao retrocesso social, também conhecido como princípio da irreversibilidade dos direitos fundamentais. 

O magistrado, porém, citou a decisão do ministro, de que cabe à legislação estadual a definição do regime de aposentadoria dos militares estaduais. Ele indeferiu o pedido e intimou as partes para que se manifestem.

"Restou consignado que os militares estaduais integram o regime próprio de previdência do ente subnacional, sendo que o valor da respectiva contribuição previdenciária deve ser definido por legislação estadual, de acordo com as características próprias do sistema local, sob pena de quebra do equilíbrio atuarial". 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet