Olhar Jurídico

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Civil

em cáceres

Justiça obriga estado a internar pacientes com covid da rede pública em hospitais particulares

Foto: Ilustração

Justiça obriga estado a internar pacientes com covid da rede pública em hospitais particulares
A 1ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Várzea Grande determinou que o Estado de Mato Grosso, dentro de 48 horas, interne em hospitais particulares pacientes da rede pública em tratamento de Síndrome Respiratória Aguda e Covid-19. 

Leia também:
Prefeitura decide por lockdown “isolado” a partir de segunda-feira
 
A medida vale para os pacientes regulados pelo Escritório Regional de Cáceres (a 225km de Cuiabá). “Todas as vezes em que não existir vagas em leitos públicos disponíveis e comprovado o esgotamento de todos os esforços empreendidos para alocação do paciente na rede pública de saúde”.

A liminar foi pleiteada em Ação Civil Pública (ACP) conjunta proposta por quatro promotores de Justiça, dois defensores públicos estaduais e um defensor público federal que atuam na região Oeste de Mato Grosso.  A medida foi adotada após confirmação de que três pacientes já morreram por omissão do Estado.

Conforme a decisão, deverão ser priorizados “leitos particulares em locais mais próximos da cidade onde se encontra o paciente, para que o deslocamento tenha o menor desgaste possível, bem como a utilização do meio de transporte adequado à dimensão da enfermidade, observadas as disposições clínicas individuais do caso em concreto”. A Justiça estabelece ainda que a responsabilidade de transferência do paciente até o local de sua internação fica atribuída ao Município de origem.

Na ação, foi requerido também que o Estado apresente semanalmente a lista com os nomes das pessoas reguladas e efetivamente transferidas para leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) particulares. Contudo, o pedido será analisado posteriormente.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet