Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Civil

falsidade ideológica

Ministério Público retoma investigação contra acusado de fraudar cotas na UFMT

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Ministério Público retoma investigação contra acusado de fraudar cotas na UFMT
O Ministério Público (MPF) determinou prosseguimento de investigação para apurar possível crime de falsidade ideológica praticado por uma pessoa que supostamente fraudou cotas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).  O nome do suspeito não foi divulgado. Decisão foi publicada no Diário Eletrônico do órgão.

Leia também 
Juíza consulta possibilidade de combater vírus com dinheiro entregue na delação de Alan Malouf

 
Segundo publicação, Notícia de Fato comunicou que o investigado não pertencia ao grupo de famílias de baixa renda e também não poderia concorrer às vagas destinadas a negros, pardos ou indígenas. Mesmo não se encaixando, teria utilizado a modalidade de autodeclaração.
 
Inicialmente o MPF reconheceu que “a autodeclaração racial é baseada na íntima convicção do indivíduo, sendo quase impossível apontar o dolo na conduta”. Posicionamento era pelo arquivamento da investigação.
 
Porém, o colegiado do MPF afirmou que, na esfera penal, antes de promover o arquivamento, é necessária a realização de diligências a fim de verificar se o candidato prestou informações sabidamente falsas.
 
“Na hipótese, verifica-se que não foram realizadas as diligências investigatórias razoavelmente exigíveis, a exemplo de consultas em fontes abertas (como redes sociais), com o objetivo de apurar se, de fato, o ora noticiado se identifica com a condição étnico-racial declarada, se possui relação com movimentos negros etc”.
 
Ao decidir pelo prosseguimento da investigação, um novo membro do Ministério Público Federal foi designado para dar continuidade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet