Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

na terça

STF julga se Valter Albano pode retornar ao cargo de conselheiro no Tribunal de Contas

Foto: Reprodução

STF julga se Valter Albano pode retornar ao cargo de conselheiro no Tribunal de Contas
A Segunda Turma do Supremo Tribunal federal (STF) incluiu em pauta para julgar no dia 26 de maio, próxima terça-feira, o recurso do conselheiro afastado do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Valter Albano, que tenta ser reconduzido ao posto. A sessão será realizada por videoconferência.

Leia também 
Prédio do Tribunal de Justiça passa por desinfecção e aguarda retorno na modalidade presencial


O recuso chegou a ser colocado para julgamento em sessão virtual no mês de fevereiro, mas foi retirado após pedido de destaque do ministro Gilmar Mendes. A relatora, ministra Cármem Lúcia, havia votado contra o pedido do conselheiro. A manobra possibilitou que a defesa realize sustentação oral. 
 
José Carlos Novelli, Antônio Joaquim Moraes, Waldir Júlio Teis, Walter Albano da Silva e Sérgio Ricardo de Almeida, nomes envolvidos na Operação Malebolge, fase da Operação Ararath, foram afastados em decisão do ministro Luz Fux.

Os conselheiros são acusados pela prática dos delitos de corrupção passiva, sonegação de renda, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Informações são oriundas do acordo de colaboração premiada do ex-secretário de Casa Civil, Pedro Nadaf, e do ex-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa.

Recurso argumenta que, da análise de todas as peças do inquérito, perícias, apreensões e delações premiadas, não há provas das alegadas práticas de crimes.

Em instância inferior, o ministro Raul Araujo, membro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou possível retorno de todos os conselheiros do Tribunal de Contas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet