Olhar Jurídico

Quarta-feira, 03 de junho de 2020

Notícias / Geral

OAB suspende pedido de registro para advogar de ex-senadora Selma Arruda

Da Redação - Arthur Santos da Silva

21 Mai 2020 - 14:47

Foto: Rogério Florentino Pereira/ OD

OAB suspende pedido de registro para advogar de ex-senadora Selma Arruda
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB-DF) suspendeu um pedido de inscrição feito pela juíza aposentada e ex-senadora, Selma Rosane Arruda (Podemos). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (21) pelo site Congresso em Foco.

Leia também 
Ministro acompanha voto de relator para suspender Verba Indenizatória no TCE e secretarias de Estado

 
A suspensão ocorreu após a OAB de Mato Grosso ter informado à seccional de Brasília sobre processo de cassação. Selma perdeu o cargo em decisão de 2019 após ser cassada por caixa dois e abuso de poder econômico pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
 
Ainda segundo o Congresso em Foco, a relatora do pedido, Karina Amorim Sampaio Costa, afirma que Selma não informou que foi condenada pela justiça e teve seu mandato cassado. A ex-senadora teve o registro aceito no dia 6 de abril. Um mês depois, no dia 6 de maio, a inscrição foi suspensa.
 
"Em diligência aferi que a Requerente responde a processo junto ao Tribunal Eleitoral. Ante a declaração de que não respondeu a processo e ante a verificação de que responde, suspendo os efeitos da decisão de deferimento de inscrição até que a Requerente esclareça o porquê não declarou o processo e junte cópia integral para análise dessa comissão", diz trecho do despacho.
 
Selma também pode ter o registro definitivamente indeferido. No dia 13 de maio, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso entrou com um processo de impugnação contra o pedido da ex-senadora para advogar. O presidente da OAB de Mato Grosso, Leonardo Campos, pede que a seccional do Distrito Federal revogue a inscrição da ex-senadora por conta de sua cassação.
 
Confira a reportagem no site do Congresso em Foco.

14 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Jurídico. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Jurídico poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Jc
    22 Mai 2020 às 11:54

    Querem fritar a ex juíza de todo lado será porque????

  • mso
    22 Mai 2020 às 11:46

    Uai porque essa marcação com a Dra Selma sera que é porque ela agiu certo com quem fazia as coisas erradas ? Agora não querem deixar a Mulher trabalhar ? porque política só deixa pra lá ! Deu no que deu com o Sergio Moro ! caiu por fazer a coisa certa !

  • Adnen Rajab
    22 Mai 2020 às 09:58

    Vá viver a vida e gastar a polpuda aposentadoria fazendo caridade e fazer trabalho voluntário em campos de refugiados, em zonas carentes. Quem sabe assim a sra. saberia o sentido da vida e conheceria a realidade do seu País.

  • Carlos
    22 Mai 2020 às 09:28

    O sujeito passa na prova d oab pra que então? Não tem crime no exercício do cargo pois não estava advogando, e agora quer cassar registro? Só advoga quem faz parte da panelinha é isso? Politizaram ate a OAB.

  • Zeca
    22 Mai 2020 às 09:21

    Ela foi cassada e não pode nem advogar? A Dilma foi cassada e não ficou nem inelegível, né? Por que, a lei não é a mesma para todos?

  • Raimundo
    22 Mai 2020 às 08:04

    E quanto a advogados envolvidos nós processos criminais em MT, além de um ex presidente da OAB, tem outros envolvidos nos desvios da Copa do Mundo.

  • Marcelo
    21 Mai 2020 às 22:21

    Corrijam por favor, não é ex-senadora e sim senadora cassada! Obrigado.

  • Arnaldo Leite Albuquerque
    21 Mai 2020 às 21:33

    È muito duro ter que fazer a defesa desta srª, mas a OAB peca ela não cometeu ilícito no ofício da profissão, o pecado que ela cometeu já esta sendo cobrado.

  • Paraíba
    21 Mai 2020 às 17:12

    Deixa minha tia trabalhar mostrar que ela sabe de melhor mente parada oficina do demo

  • Professora Dr Acácio
    21 Mai 2020 às 16:49

    Rindo e soltando rojões.

Sitevip Internet