Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Civil

sessão marcada

TCE e Confederação pedem sustentação oral em julgamento de ações contra Verba Indenizatória

Foto: Reprodução

TCE e Confederação pedem sustentação oral em julgamento de ações contra Verba Indenizatória
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e a Confederação Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Conacate) já solicitaram sustentação oral na sessão virtual prevista para o dia 15 de maio em que serão julgadas duas ações que questionam o pagamento de Verba Indenizatória a membros a conselheiros secretários de Estado.  

Leia também 
Defensoria Pública fecha 32 unidades em MT por falta de repasse da Sefaz


Uma das ações é proposta pelo procurador-geral da República, Augusto Aras. A PGR também deve exercer o direito de sustentar oralmente seus argumentos. O membro do Ministério Público Federal afirma que emenda da Assembleia Legislativa ao projeto de iniciativa do TCE-MT instituiu o benefício para outros agentes públicos (secretários estaduais, procurador-geral do Estado e presidentes de autarquias e fundações). A seu ver, esse trecho é inconstitucional por falta de afinidade lógica com a proposição apresentada pela corte estadual de contas. 
  
Para o procurador-geral da República, a norma também viola a autonomia do TCE-MT, pois prevê avaliação periódica do Legislativo sobre a manutenção da verba indenizatória, a paridade remuneratória prevista na Constituição Federal, o teto remuneratório e o modelo de remuneração por subsídio em parcela única aplicável aos membros do tribunal de contas estaduais. Na sua avaliação, a lei é inconstitucional ainda por criar despesas obrigatórias sem a estimativa do impacto orçamentário e financeiro. 
  
Outra ação foi proposta justamente pela Confederação Nacional das Carreiras Típicas de Estado. A confederação argumenta que se trata de verbas remuneratórias travestidas de verbas indenizatórias em valores desproporcionais e desarrazoados, sem a necessidade de qualquer prestação de contas, pois as atividades já são devidamente remuneradas por subsídio. 

A indenização, conforme a argumentação, deve ser voltada ao ressarcimento de despesas efetuadas durante a prestação de serviço público. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet