Olhar Jurídico

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Geral

QUARENTENA

MP avalia medidas que irá aplicar a quem descumprir isolamento por coronavírus

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

MP avalia medidas que irá aplicar a quem descumprir isolamento por coronavírus
O coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) de Defesa da Cidadania, promotor de Justiça Alexandre de Matos Guedes, afirmou que, no âmbito do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, já estão sendo discutidas as providências que poderão ser adotadas nos casos de descumprimento das medidas de isolamento e quarentena impostas a pacientes infectados ou com suspeitas de contaminação pelo coronavírus.
 
Leia mais:
"Rodrigo Claro sempre apresentava descontrole emocional", diz tenente Ledur em audiência
 
As medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19) constam na Portaria nº 356 do Ministério da Saúde, publicada nesta quinta-feira. Confira aqui.
 
O promotor de Justiça participou de reunião promovida pela Secretaria de Estado de Saúde para troca de informações e orientações relacionadas à doença. A discussão foi realizada pelo Comitê recém-criado pelo Governo para discutir a temática. A Organização Mundial da Saúde já classificou a disseminação como uma pandemia.
 
Campanha
 
Atendendo determinação do procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, uma campanha será lançada pelo “Programa Vida Plena – MPMT Pensando em Você” para sensibilização do público interno sobre as formas de prevenção e contaminação do Coronavírus. O material informativo também será divulgado nas redes sociais.

Mato Grosso 

A Secretaria de Saúde  investiga seis suspeitas de coronavírus em Mato Grosso. Sete  outras suspeitas já foram descartadas. Um dos casos ainda acompanhados é de Lucas do Rio Verde. O paciente procurou uma unidade de saúde com queixas de febre, tosse e dor de cabeça e relatou que esteve em viagem à Europa final do mês passado.

Na avaliação, o paciente apresentou bom estado, sem sinais de desconforto respiratório. Também foram solicitados exames de radiografia e hemograma, aguardando o resultado do exame específico que já foi coletado e enviado para o laboratório credenciado em Cuiabá.

O paciente foi orientado a manter isolamento em domicílio (mora sozinho) por 18 dias, deixar a casa arejada e fazer uso de máscara cirúrgica e álcool em gel para limpeza das mãos. A equipe da unidade fará visita diária ao paciente para avaliar seu estado de saúde.
 
“Mato Grosso já teve 12 suspeitas e 11 delas foram descartadas, o único monitorado ainda é o paciente de Lucas do Rio Verde, que aguarda o resultado do exame que foi encaminhado para Cuiabá. A equipe de saúde está acompanhando de perto e fez todo o protocolo exigido pelo Ministério da Saúde para prevenir a contaminação de outras pessoas, mesmo que o resultado ainda não tenha saído, o paciente está sendo monitorado e recebeu todas as orientações e tratamento”, destacou o secretário municipal de Saúde, tenente Rafael Bespalez.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet