Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Operação Zaqueus

Juíza determina que delator junte documentos citados em depoimento

Foto: Reprodução

Juíza determina que delator junte documentos citados em depoimento
A juíza Ana Cristina Silva Mendes, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, determinou que o advogado Themystocles Ney de Azevedo de Figueiredo, colaborador premiado em ação proveniente da Operação Zaqueus, apresente documentos citados em depoimento. A determinação atende pedido de um dos réus, o agente de tributos André Neves Fantoni.
 
Leia também 
Taques ironiza divulgação de parecer sobre grampos: ‘devo estar bem nas pesquisas’


A decisão no processo que ainda é sigiloso foi publicada no Diário de Justiça desta quarta-feira (4). A Operação Zaqueus apurou esquema de fraudes contra o fisco estadual capaz de desviar R$ 2 milhões. Os documentos requeridos tratam sobre um Termo de Confissão de Dívida.
 
Na Zaqueus, foram denunciados: Alfredo Menezes de Mattos Junior, André Neves Fantoni, e Farley Coelho Moutinho, agentes de tributos estaduais; Sandra Mara de Almeida e Themystocles Ney de Azevedo de Figueiredo, advogados; Walter de Souza Júnior e Alberto Borges de Souza, representantes da empresa Caramuru.

Segundo o Ministério Público, o esquema consistiu na oferta de decisões administrativas favoráveis à contribuinte de ICMS, visando a redução do valor do crédito tributário constituído.
 
A denúncia aponta fatos que beneficiaram a empresa Caramuru Alimentos S.A. no julgamento de processos administrativos tributários, resultando em pagamentos a título de propina que atingiram o montante de aproximadamente R$ 2 milhões.

Foi destacado, ainda, que a atuação da associação criminosa, composta pelos agentes de tributos estaduais acima mencionados, consistiu também na elaboração de defesas administrativas em favor da Caramuru que seriam assinadas por representante da empresa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet