Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Criminal

FEZ AMEAÇAS

MP não irá recorrer contra revogação de prisão de policial penal acusado de agressão e tortura

Foto: Rogério Florentino / OD / Reprodução

MP não irá recorrer contra revogação de prisão de policial penal acusado de agressão e tortura
O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) esclareceu que não irá recorrer contra a revogação da prisão preventiva do policial penal acusado de bater e quebrar o braço de uma criança, agredir e torturar sua ex-companheira e mantê-los sob cárcere privado, em um apartamento no bairro Alvorada, em Cuiabá. Edson também teria ameaçado de morte a mulher e a criança, bem como outras vítimas que agrediu. Segundo o MP, não haverá recurso em decorrência de uma alteração no Código de Processo Penal (CPP) oriunda do Pacote Anticrime.
 
Leia mais:
Mulher vítima de agressão e tortura por parte de policial penal recebe botão do pânico
 
O juiz Jeverson Luiz Quinteiro, da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá, atendeu o pedido da defesa do policial penal Edson Batista Alves e determinou, na última segunda-feira (10) a soltura dele, mediante uso de tornozeleira eletrônica.
 
No último dia 4 de fevereiro o magistrado já havia negado um pedido da defesa pela revogação prisão preventiva citando a crueldade do acusado (que agrediu e torturou a ex-companheira e o filho dela), e também o fato de que a vítima comprovou que teria sido intimidada a dizer que não tinha mais interesse nas medidas protetivas. Porém, ao revogar a prisão o magistrado considerou que sua manutenção acarretaria em um excesso de prazo na prisão e também que a vítima mora a mais de 200 quilômetros do suspeito.
 
O magistrado também determinou que a vítima receba um “botão do pânico”. O dispositivo foi entregue à ela na terça-feira (11), quando ela procurou a Penitenciária da Mata Grande, em Rondonópolis (a 216 km de Cuiabá).
 
Apesar da periculosidade do policial penal, e das ameaças de morte que fez, o MPMT afirmou que não irá recorrer da revogação da prisão. O Ministério Público citou os argumentos do juiz pela revogação e também mencionou o parágrafo 2º do artigo 313, do CPP, que foi alterado pelo Pacote Anticrime do ministro Sérgio Moro.
 
O dispositivo determina que: “Não será admitida a decretação da prisão preventiva com a finalidade de antecipação de cumprimento de pena ou como decorrência imediata de investigação criminal ou da apresentação ou recebimento de denúncia”.
 
O MPMT também mencionou que Edson faz uso de tornozeleira eletrônica e foi proibido de deixar a Comarca da Capital, sendo que se alguma das cautelares forem descumpridas a prisão será decretada novamente. Edson está sendo vigiado pela gerência de monitoramento do Fórum da Capital.
 
Leia a nota do MPMT na íntegra:
 
O Ministério Público Estadual explicou, por meio da assessoria de imprensa, que a prisão preventiva foi revogada pelo Poder Judiciário em razão do excesso de prazo para a conclusão da instrução processual e também levou em conta o regime final de eventual cumprimento da pena, caso o denunciado seja condenado pelos delitos a ele atribuídos no processo em questão.
 
O Ministério Público esclareceu que não recorrerá da decisão que revogou a prisão preventiva em razão do que está previsto no artigo 313, parágrafo 2º, do Código de Processo Penal (CPP). O referido dispositivo foi alterado pela lei 13.964/2019 (Pacote Anticrime).
 
Acrescentou, no entanto, que o magistrado determinou o uso da tornozeleira eletrônica e proibiu o acusado de sair da comarca. Além disso, foi concedido o botão do pânico para a vítima. Em razão de um requerimento efetuado pelo Ministério Público nesta terça-feira (11), o juiz também concedeu botão do pânico para outra vítima do mesmo acusado, em processo diverso no qual ele não estava preso.
 
Caso o acusado descumpra as condições impostas em sua liberdade poderá ser novamente decretada sua prisão. Ele está sendo vigiado pela gerência de monitoramento do Fórum da Capital.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet