Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Civil

​EM CHAPADA

Promotor investiga denúncia de suposta chantagem contra prefeita Thelma de Oliveira

Foto: Reprodução

Promotor investiga denúncia de suposta chantagem contra prefeita Thelma de Oliveira
O promotor Leandro Volochko, da Promotoria de Justiça de Chapada dos Guimarães, instaurou um inquérito civil para apurar uma denúncia de suposta chantagem por parte do então funcionário de uma empresa, Diogo Pimenta de Siqueira, contra a prefeita Thelma de Oliveira, buscando obter pagamentos relativos à obras em realização ou evitar punição administrativa. Também será investigado o secretário municipal de finanças de Chapada dos Guimarães, Hermes Eduardo de Souza e Silva, em decorrência de um áudio no qual aparece dando orientações ao funcionário.
 
Leia mais:
Juiz atende pedido de defesa e solta policial penal preso acusado de torturar mulher e criança
 
A Promotoria de Justiça de Chapada dos Guimarães recebeu uma notícia de fato encaminhada pela prefeita do município, Thelma de Oliveira, pelo procurador-geral do município, Renato de Almeida Orro Ribeiro, bem como pelo então secretário municipal de finanças, Hermes Eduardo de Souza e Silva, denunciando que o então funcionário da empresa CMF Empreendimentos ME, identificado como Diogo Pimenta de Siqueira, estaria tentando chantagear a Prefeitura para tentar obter pagamentos relativos à obras em realização e/ou evitar punição administrativa.
 
O promotor Leandro Volochko também foi informado que um áudio supostamente gravado de uma conversa entre Hermes e Diogo, seria utilizado para possível abertura de investigação pela Câmara de Vereadores numa tentativa de afastar a Prefeita do cargo.
 
Foram anexados à denúncia documentos e também o áudio. O promotor então instaurou inquérito para apurar o caso, mas apesar da denúncia também ter sido feita pelo secretário Hermes Eduardo de Souza e Silva, o membro do MP considerou que o conteúdo do áudio gera suspeitas, portanto incluiu Hermes como alvo do inquérito.

“Muito embora a NF seja no sentido de convencer o Ministério Público sobre a existência de uma possível chantagem em curso contra a Prefeita de Chapada dos Guimarães, chama a atenção o áudio para comportamento pouco ortodoxo/republicano do então secretário municipal de finanças, Sr. Hermes, no sentido de ajudar e orientar o funcionário da empresa contratada para realizar obras públicas a não tomar prejuízo. Entendo que o diálogo travado inspira suspeitas de possível manipulação em planilhas das obras para, justamente, evitar-se eventual prejuízo da empresa CMF Empreendimentos ME relativo ao contrato n. 055/2018”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet