Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

​JUSTIÇA BUSCA

Mato Grosso tem mais de 12 mil procurados com mandados de prisão em aberto

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Mato Grosso tem mais de 12 mil procurados com mandados de prisão em aberto
Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontam que Mato Grosso possui 12.096 mandados de prisão em aberto. Já um levantamento do TJMT apontou que em Mato Grosso existem 12.170 pessoas com a prisão decretada que estão soltas, sendo 12.103 destes procurados pela Justiça e 67 foragidos.
 
Leia mais:
Mato Grosso cumpre 100 mandados de prisão por mês, mas ainda tem 43 mil em aberto
 
Os dados do CNJ constam no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), implantado em 2011 e já integrado em todos os tribunais. De acordo com o CNJ em Mato Grosso são 12.096 mandados de prisão que estão em aberto e apenas quatro são para internação.
 
No portal do BNMP é possível verificar que muitos dos mandados são relativamente recentes, a maioria expedida nos últimos dez anos. Até 2018 o Banco Nacional de Mandados de Prisão apontava cerca de 9.600 mandados. A ferramenta foi atualizada, estando agora em sua versão 2.0, e os números recentes apontam este aumento no número de mandados.
 
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso também fez um levantamento dos mandados de prisão expedidos no Estado que ainda não foram cumpridos. Segundo o TJMT, em nosso Estado um total de 12.103 pessoas são procuradas pela Justiça e 67 são foragidas. A diferença, segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, é que se nunca foi preso o réu não pode ser considerado foragido pela Justiça.
 
O Serviço de Polícia Interestadual (Polinter) em Mato Grosso já fez uma estimativa apontando que Mato Grosso possui mais de 40 mil mandados de prisão em aberto. No entanto, a maioria destes mandados são muito antigos, de décadas atrás, e alguns já venceram.
 
Na Polinter, que atua em Cuiabá e Várzea Grande, existem três equipes que ficam responsáveis pelo cumprimento. Quando chegam mandados a serem cumpridos no interior do Estado ele é encaminhado às delegacias locais.
 
A Polinter toma conhecimento dos mandados pela Justiça, mas também acabam encontrando alguns criminosos com auxílio de denúncias. A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) possui uma ferramenta, disponível à toda a população, na qual é possível consultar se uma pessoa possui mandado de prisão em aberto em seu nome.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet