Olhar Jurídico

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Criminal

​OPERAÇÃO CLEANUP

Desembargador nega liberdade a vereador acusado de integrar quadrilha de tráfico

Foto: Wesley Santiago / Olhar Direto

Desembargador nega liberdade a vereador acusado de integrar quadrilha de tráfico
O desembargador Gilberto Giraldelli, da 3ª Câmara Criminal, negou o recurso de habeas corpus interposto pela defesa do vereador Calistro Lemes do Nascimento, conhecido como Jânio Calistro, preso em dezembro do ano passado durante a “Operação Cleanup”, que teve o objetivo de combater a ação de traficantes que atuam principalmente em Várzea Grande. Foram alvos da operação integrantes da facção criminosa Comando Vermelho.
 
Leia mais:
Vereador preso por suposta ligação com o tráfico recorre ao TJMT em busca de liberdade
 
O recurso foi distribuído ao gabinete do desembargador Gilberto Giraldelli na última segunda-feira (27).  Ao Olhar Jurídico o advogado Ricardo Monteiro disse que no recurso argumentou que “não estão presentes os requisitos para manutenção da preventiva em cumprimento desde o dia 19 de dezembro”.
 
No início da noite desta quinta-feira (30) foi publicada a decisão do desembargador, negando a concessão da medida liminar e mantendo a decisão do juízo da 3ª Vara Criminal da Comarca de Várzea Grande, que decretou a prisão.
 
Participação
 
Jânio Calistro foi preso durante a Operação Cleanup, da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE). Ele é acusado de integrar um grupo responsável por tráfico de drogas.
 
Além de vereador, Calistro é policial civil aposentado. Segundo o delegado titular da DRE, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, as investigações iniciaram em virtude de uma denúncia anônima recebida pela DRE, a qual foi verificada a atuação de um extenso grupo de traficantes atuante na cidade de Várzea Grande.
 
Operação
 
A operação, batizada de 'Cleanup', teve o objetivo de cumprir 23 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Criminal de Várzea Grande, com objetivo de combater a ação de traficantes que atuam principalmente no município.
 
O trabalho investigativo durou cerca de 70 dias e permitiu identificar diversas pessoas associadas para o tráfico, sendo realizadas as prisões em flagrante de seis pessoas e apreensão de grande quantidade de drogas em posse dos presos.
 
A ação contou com a participação da Diretoria Metropolitana (2ªDPCuiabá, DERRFVA, DHPP, Decon, DEDM e Derf, 1ªDP-VG, 2ªDP-VG, 3ªDP-VG e DEDMCI-VG), Diretoria de Atividades Especiais (GOE. GCCO, Polinter, Dema e Defaz), Corregedoria da Polícia Judiciária Civil, e Canil do Sistema Penitenciário, tendo em vista a grande quantidade de ordens judiciais a serem cumpridas na operação.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet