Olhar Jurídico

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

​SUPOSTO CAIXA 2

Tribunal Superior Eleitoral julga recurso de Selma contra cassação na próxima semana

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Tribunal Superior Eleitoral julga recurso de Selma contra cassação na próxima semana
O Colegiado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) intimou as partes envolvidas no processo de cassação da senadora Selma Arruda (Podemos) para a sessão que deve ocorrer na noite do próximo dia 3 de dezembro. A senadora foi condenada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), mas entrou com recurso no TSE.
 
Leia mais:
Em parecer, Raquel Dodge pede nova eleição para vaga de Selma
 
A intimação de pauta foi publicada nesta quarta-feira (27). A sessão deve ocorrer às 19h do próximo dia 3 de dezembro. Foram intimadas todas as partes do processo, como a própria senadora Selma Arruda, mas também o ex-governador Carlos Fávaro (PSD), o ex-candidato ao Senado Sebastião Carvalho (Rede), e os suplentes de Selma, Gilberto Eglair Possamai e Clerie Fabiana Mendes.
 
O relator do recurso ordinário interposto pela defesa de Selma contra a decisão do TRE-MT é o ministro Og Fernandes.
 
Votação por unanimidade
 
Em abril deste ano, por unanimidade, os membros do Pleno votaram pela cassação e convocaram novas eleições. O desembargador Pedro Sakamoto havia votado para que Carlos Fávaro (PSD) ocupasse o cargo até que o novo senador fosse eleito. Porém os seis membros restantes do Pleno divergiram neste ponto, fazendo com que, desta forma, o cargo fique vago até o final das novas eleições.
 
Em seu voto o relator, desembargador Pedro Sakamoto, argumentou que a senadora promoveu arrecadação de recursos e fez gastos com serviços considerados de natureza eleitoral antes do período de campanha.
 
O relator ainda narrou que foram feitos pagamentos à empresa  Genius At Work para a produção de materiais de áudio e vídeo (como jingles) antes do período de campanha. Os pagamentos foram feitos com cheques, no nome do primeiro suplente de Selma, Gilberto Eglair Possamai (PSL).
 
"No caso concreto, depreende-se de forma incontroversa que Selma pactuou com a Genius At Work para prestação de serviços publicitários para promoção de sua candidatura", disse o desembargador.
 
Outros gastos de campanha de Selma, que não teriam sido contabilizados, ou que ultrapassaram o teto de gastos de campanha, além do empréstimo no valor de R$ 1,5 milhões que recebeu de seu suplente também foram citados pelo magistrado.
 
A juíza aposentada Selma Arruda foi acusada de caixa 2 na campanha vitoriosa que a conduziu ao Senado como candidata mais votada por Mato Grosso. Recairam sobre ela as suspeitas de contratações de serviços de campanha antes do período permitido. A senadora nega as acusações.
 
A ação sobre o suposto caixa 2 foi movida pelo adversário de Selma nas eleições de 2018, o então candidato Sebastião Carlos (Rede).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet