Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Civil

madeireira, feijão e suíno

MPE arquiva investigação sobre incentivos fiscais concedidos por Pedro Taques

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

MPE arquiva investigação sobre incentivos fiscais concedidos por Pedro Taques
O promotor de Justiça Clóvis de Almeida Junior promoveu no dia 23 de outubro o arquivamento de um inquérito que investigava o ex-governador de Mato Grosso em atos de sua gestão que concederam benefícios fiscais aos segmentos econômicos de madeireira, produtores de feijão e criadores de suíno.
 
Leia também 
Ministério Publico investiga Pedro Taques por três leis que concederam benefícios fiscais


Era investigado ato de improbidade administrativa decorrente de possível prejuízo causado ao estado de Mato Grosso. Havia a suspeita de que a concessão dos benefícios fiscais não teria observado as prescrições legais.
 
Na decisão pelo arquivamento, Clóvis de Almeida Junior explicou que todas as medidas necessárias para o controle das eventuais ilegalidades e inconstitucionalidades foram tomadas.  Houve, por exemplo, representação  perante a Procuradoria-Geral da República sobre a inconstitucionalidade das leis.
 
Ocorreu ainda, conforme informado pelo MPE, oferecimento de Representação de Natureza Interna no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT)  que resultou no impedimento da concessão dos incentivos.  "Observa-se que medida acautelatória visou preservar o equilíbrio das contas públicas, assegurando o cumprimento de metas fiscais e pela preservação do pacto federativo".
 
"Desse modo, não tendo sido trazido aos autos referências à condutas eventualmente ímprobas, como pagamentos indevidos por apoio político ou mesmo intenção espúria de beneficiar ou prejudicar terceiros, não há que se cogitar na necessidade de prosseguimento desta investigação", afirmou o promotor ao arquivar o inquérito.
 
Os autos ainda passarão pelo Conselho Superior do Ministério Público para que haja reexame sobre a promoção de arquivamento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet