Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

parecer favorável

MPE quer jornalista grampeada como assistente de acusação em ação contra militares

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Marcos Faleiros

Marcos Faleiros

O Ministério Público de Mato Grosso (MPE) apresentou manifestação favorável ao pedido da jornalista Larissa Malheiros, ex-assessora de imprensa do governo de Mato Grosso, que solicitou habilitação como assistente de acusação no processo contra militares supostamente envolvidos em esquema de interceptações ilegais. A profissional consta como uma das vítimas dos grampos.

Leia também 
Juíza pede manifestação de Silval e Nininho antes de decisão sobre bloqueio de R$ 77 milhões


A Manifestação do MPE, expedida no dia 29 de agosto, é assinada pelo promotor de justiça Allan Sidney do Ó. Decisão autorizando a autuação da deputada estadual Janaina Riva (MDB) como assistente de acusação foi citada. Segundo o MPE, a questão é idêntica. Pedido será julgada pelo juiz do caso, Marcos Faleiros.
 
A Constituição Federal prevê que o autor de uma ação penal pública seja sempre o Ministério Público (MP). Embora não seja o autor do processo, a vítima do crime pode pedir para intervir, atuando como assistente de acusação, conforme garante o Código de Processo Penal (CPP) brasileiro. Trata-se de dar a oportunidade à vítima ou ao seu representante legal de ingressarem na causa não como parte, mas como auxiliar do MP. 
 
No caso, os coronéis Zaqueu Barbosa e Evandro Lesco e o cabo Gerson Luiz Ferreira Corrêa Júnior confessaram crimes. O trio indicou participações de membros do Ministério Público e políticos no esquema de grampos. Larissa Malheiros e Janaina Riva foram duas vítimas.
 
O caso

Reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, revelou na noite de 14 de maio de 2017 que a PM em Mato Grosso grampeou de maneira irregular uma lista com dezenas de pessoas que não eram investigadas por nenhum crime.  
 
O esquema de arapongagem já havia vazado na imprensa local após o início da apuração de Fantástico. 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet