Olhar Jurídico

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Geral

​OFÍCIO EMITIDO

Defensora expulsa de audiência comemora recomendação do TJ por atendimento humanizado

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Defensora expulsa de audiência comemora recomendação do TJ por atendimento humanizado
A defensora pública Rosana Leite, que foi expulsa pelo juiz Jurandir Florêncio de Castilho Junior, da 14ª Vara Criminal de Cuiabá, de uma audiência sobre um caso de estupro e violência doméstica no último dia 12 de julho, comemorou a emissão do ofício, por meio do Corregedor-Geral de Justiça, desembargador Luiz Ferreira da Silva, que recomenda aos juízes de Mato Grosso o acolhimento humanizado às vítimas em estado de vulnerabilidade.
 
Leia mais:
"Me senti como as mulheres que atendo", diz defensora que denunciou ter sido expulsa de sala por juiz
 
A Defensoria Pública afirmou que recebeu de forma positiva o ofício-circular n° 50/2019, emitido no dia 24 de julho pelo corregedor-geral da Justiça, Luiz Ferreira da Silva, que recomenda o acolhimento às vítimas de violência doméstica em situação de vulnerabilidade de forma humanizada em todas as comarcas de Mato Grosso.
 
“Essa determinação é muito boa para garantir o direito das vítimas em situação de vulnerabilidade social”, afirmou a defensora pública Rosana Leite.
 
No documento, o desembargador recomenda que, no ato da instrução, sejam oportunizados todos os meios de acolhimento humanizado às vítimas em estado de vulnerabilidade, evitando situações de constrangimento para quem já se encontra numa situação fragilizada.
 
“A Defensoria se sente extremamente feliz com essa recomendação, que atenderá os mais vulneráveis, contemplando os direitos humanos”, completou Rosana, que atua como coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Cuiabá.
 
O corregedor-geral ainda salienta que, caso seja solicitado pelas vítimas, deve ser autorizado o acompanhamento por advogados, defensores públicos, assistentes sociais, psicólogos ou outros profissionais da equipe de atendimento multidisciplinar. “Sem prejuízo que se observem os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade”, diz o documento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet