Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Criminal

escutas ilegais

​Juiz mantém inquérito contra ex-secretário investigado na Grampolândia

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

​Juiz mantém inquérito contra ex-secretário investigado na Grampolândia
A Justiça manteve inquérito contra o ex-secretário de Segurança Pública de Mato Grosso Rogers Jarbas, suspeito de atrapalhar as investigações das interceptações telefônicas ilegais operadas em Mato Grosso, no episódio que ficou conhecido como Grampolândia Pantaneira.

Leia também:
MP pede arquivamento de inquérito contra ex-secretário investigado na Grampolândia
 
O Ministério Público havia dado parecer favorável ao arquivamento do inquérito contra Jarbas, que comandou a Sesp durante o governo Pedro Taques (PSDB). A decisão pela manutenção do inquérito foi proferida pelo juiz da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, que desconsiderou o posicionamento do MP, que foi protocolizado na 7ª Vara Criminal de Cuiabá, no último mês de maio.
 
Rogers chegou a ser preso em 2017 e foi afastado de suas funções como então secretário de Estado de Segurança Pública por decisão do desembargador Orlando Perri, por suspeita de que estaria cometendo diversas ilicitudes para barrar as investigações da “Grampolândia Pantaneira”. Jarbas acabou sendo solto por decisão do ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Novos desdobramentos
 
Foram reinterrogados neste mês o ex-comandante da Polícia Militar de Mato Grosso, Zaqueu Barbosa, e o coronel Evandro Lesco. Os dois confessaram crimes na chamada ‘Grampolândia Pantaneira’, com o envolvimento de membros do Ministério Público e políticos, entre eles Pedro Taques e Paulo Taques.
 
Os depoimentos seguiram quando o juiz da Décima Primeira Vara Criminal Especializada em Justiça Militar de Cuiabá, Marcos Faleiros, e os juízes militares ouviram o cabo da Polícia Militar Gerson Corrêa Júnior, que citou nomes de mais promotores que atuavam no Gaeco e teriam ordenado a inserção de números de telefone por meio de barriga de aluguel no sistema de interceptação telefônica.
 
Gerson citou que houve interceptação telefônica ilegal em 15 operações do Gaeco, entre elas as operações Aquiles, Chacal, Rêmora e Seven. O cabo disse que este modus operandi era antigo e permaneceu até mesmo depois que deixou o Gaeco.
 
Veja os depoimentos na íntegra de Zaqueu e Lesco e de Gerson.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet