Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Criminal

transação clandestina

Processo sigiloso da Ararath aciona ex-deputado e dono de factoring por lavagem de dinheiro

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Processo sigiloso da Ararath aciona ex-deputado e dono de factoring por lavagem de dinheiro
O juízo da Quinta Vara Federal de Mato Grosso interrogou na tarde de quinta-feira o ex-deputado José Geraldo Riva e o empresário Jânio Viégas, réus em processo da Operação Ararath. O Ministério Público Federal acusa o crime de lavagem de dinheiro em transação de R$ 180 mil envolvendo ainda o delator premiado Junior Mendonça.

Leia também 
Inquérito contra Janaina Riva por compra de votos será julgado na próxima terça-feira

 
Conforme apurado pelo Olhar Jurídico, Junior Mendonça contraiu empréstimo junto ao Bic Banco para pagar uma dívida de R$ 180 mil do ex-deputado José Riva na Jvp Factoring, empresa de propriedade de Jânio. Caso está em segredo de Justiça.
 
O suposto esquema apontado pelo MPF segue a mesma estrutura de ações já conhecidas envolvendo as empresas Supermercado Modelo e Multimetal. Em fevereiro de 2011 Júnior Mendonça fez um empréstimo milionário no BIC Banco em nome da Amazônia Petróleo. O empréstimo tinha como destino final os Supermercados Modelo e a Multimetal.
 
No mesmo dia que o empréstimo foi disponibilizado à Amazônia Petróleo, a maior parte do dinheiro foi transferida para a conta do Modelo, que tinha Altevir Pierozan Magalhães como diretor-presidente, com o objetivo de quitar dívida do ex-deputado estadual José Riva.

Outra parte do empréstimo no BIC Banco foi transferida para a Multimetal, empresa de Altair Baggio e Guilherme Lomba de Mello Assumpção, para o pagamento da primeira parcela, de um total de cinco, relativa à compra de 40% da empresa.
 
Outro lado
 
Riva, que vem adotando postura de colaborador em todos os processos, afirmou ao Olhar Jurídico que não houve crime na transação. O ex-deputado garante que o dinheiro pagou uma dívida existente junto a Jvp Factoring. Ainda segundo Riva, o empréstimo feito por Junior Mendonça foi pago em momento posterior com dinheiro legal.
 
Os advogados de Jânio Viégas afirmaram que o processo está em segredo de Justiça, condição que impede manifestações sobre seu conteúdo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet