Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

Delação

Coronel afirma que Taques sabia, ajudou a montar grampolândia e usou escutas para barrar Riva no TCE

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Coronel afirma que Taques sabia, ajudou a montar grampolândia e usou escutas para barrar Riva no TCE
O coronel PM Zaqueu Barbosa afirmou, durante depoimento feito no período em que propôs delação premiada, que o ex-governador Pedro Taques (PSDB) sabia do esquema de escutas ilegais e ainda ajudou a montá-lo. O objetivo seria de obter informações sobre os adversários na campanha que elegeu o ex-chefe do Executivo. Além disto, as escutas ilegais foram utilizadas para barrar a indicação da mulher do ex-deputado estadual José Riva, Janete Riva, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Leia mais:
OAB promete acompanhar audiência de militares suspeitos por grampos
 
Ainda conforme o coronel da PM, o ex-secretário da Casa Civil e primo do ex-governador, Paulo Taques, também sabia e auxiliou no esquema. As informações do depoimento foram concedidas na segunda-feira (15) pelo coronel e divulgadas pela TV Centro América.
 
No documento, Zaqueu relatou que os ex-gestores não apenas sabiam do esquema como ajudaram a montá-lo. Ele afirmou que os grampos começaram ainda na época da campanha, com o objetivo de obter informações sobre os adversários.
 
Durante o mandato de Taques, eles teriam continuado com as escutas para receber informações sobre as pessoas grampeadas e assim, montar estratégias de defesa.
 
Ainda conforme o coronel, por meio dos grampos, Taques soube que Janete Riva seria indicada para uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE). O ex-governador, ao saber disto, disse que seria preciso agir para impedir que a mulher de José Riva fosse nomeada.
 
O coronel reiterou que o Pedro Taques, além de financiar as escutas clandestinas, se utilizou das informações obtidas por meio dos telefones grampeados.
 
Nesta terça-feira (16), a Justiça Militar fará novo interrogatório de todos os envolvidos no esquema de grampos telefônicos ilegais. A expectativa é que pelo menos três dos envolvidos confessem a participação e entreguem os primos Taques como idealizadores da ‘grampolândia pantaneira’.

Outro lado

Sobre essa denúncia, Pedro Taques (PSDB) disse que é inocente das acusações e vai provar em juízo. Já Paulo Taques não quis comentar a declaração de Zaqueu.
 
Ação contra militares
 
No processo corrente na Justiça Militar e conhecido como grampolândia pantaneira, são réus os coronéis Zaqueu Barbosa, Evandro Alexandre Ferraz Lesco, Ronelson Jorge de Barros, o tenente-coronel Januário Antônio Batista e o cabo Gerson Corrêa Júnior.
 
Reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, revelou na noite de 14 de maio de 2017 que a PM em Mato Grosso grampeou de maneira irregular uma lista com dezenas de pessoas que não eram investigadas por nenhum crime. 
 
A matéria destacou como vítimas justamente a deputada estadual Janaína Riva, além do advogado José do Patrocínio e o jornalista José Marcondes Neto, conhecido como Muvuca.
 
O esquema de arapongagem já havia vazado na imprensa local após o início da apuração de Fantástico.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet