Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

coordenador do Naco

Domingos Sávio cita prisão de Faiad e afirma que OAB traça estratégia para desmoralizar o Ministério Público

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Domingos Sávio cita prisão de Faiad e afirma que OAB traça estratégia para desmoralizar o Ministério Público
O procurador de Justiça Domingos Sávio, coordenador do Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco) Criminal, afirmou que a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT) vem traçando uma estratégia para desmoralizar o Ministério Público (MPE). “Desmoralizando a instituição fica fácil defender os respectivos clientes”, disse Sávio ao Olhar Jurídico.

Leia também 
Retirar OAB de investigação contra MPE sobre grampos seria atuar entre quatro paredes, diz Perri

 
“Nós não podemos esquecer que a OAB é integrada por advogados. Que, por sua vez, tem até por obrigação do ofício defender criminosos. O Ministério Público ultimamente, com muito rigor, por exemplo, com relação às questões da Operação Sodoma, que desvendou uma série de crimes, ele desgostou muita gente. Flagrou muita gente em situações deveras constrangedoras”.
 
Rusga entre o coordenador do Naco Criminal e a Ordem se agravou após o desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), negar retirar de três Procedimentos Investigatórios Criminais (PICs) contra promotores suspeitos de interceptações telefônicas ilegais dos autos de uma notícia-crime oferecida pela OAB.
 
O desembargador esclareceu que desmembrar os procedimentos contra membros do Ministério Público da notícia-crime que apura interceptações ilegais apresentada pela Ordem seria o mesmo que investigar “às escuras, entre quatro paredes”.
 
Para apimentar ainda mais o cenário, Domingos Sávio relembrou a detenção do ex-presidente da OAB-MT, Francisco Faiad.  “Teve presidente da Ordem, autoridades das mais variadas, sendo flagradas. O Ministério Público acabou contrariando interesses. Há alguns com interesse de desmoralizar a instituição”.

"O interesse se volta para responsabilização de promotores. Tentando envolver promotores. Eu não estou dizendo, é bom grifar, que pode haver ou que não há envolvimento de promotores. Pode haver, nós estamos apurando. Por que não há um interesse também em ver condenados aqueles que patrocinaram a grampolândia? Aqueles que engendraram a grampolândia. Aqueles que operaram a grampolândia. Estes sim, acho eu que são as estrelas deste filme". 
 
Francisco Faiad foi preso preventivamente na Operação Sodoma em decisão da então juíza Selma Rosane Arruda, atual senadora. Em momento posterior, Selma foi declarada suspeita em atuar nos processos contra Faiad.

Outro lado

O Olhar Jurídico entrou em contato com Francisco Faiad. O advogado pontuou que as afirmações de Domingos Sávio são desmedidas. O chefe do Naco Criminal, segundo Faiad, deveria se preocupar em investigar membros do Ministério Público.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet