Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Civil

​LEGISLAÇÃO LOCAL

STF nega recurso de bancos contra Lei que estabelece tempo máximo em filas de agências

Foto: Reprodução / Portal Correio

STF nega recurso de bancos contra Lei que estabelece tempo máximo em filas de agências
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou recurso extraordinário com agravo interposto pelos bancos Santander (Brasil) S.A., Itaú Unibanco S/A e Banco Bradesco S.A. contra leis municipais que estabelecem tempo máximo de espera em filas nas agências bancárias. O ministro entendeu que a questão trata-se de interesse local, portanto, matéria de legislação municipal.
 
Leia mais:
MPF entra com ação contra servidores e empresários por fraudes de R$ 4 milhões em licitações
 
O recurso já havia sido negado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), mas os bancos recorreram junto ao STF e alegaram inconstitucionalidade das leis municipais, que ofenderiam a Constituição Federal.
 
O ministro citou que o TJMT dirimiu a questão dos autos com amparo na interpretação da legislação local (estadual e municipal), “de modo que eventual ofensa à Constituição Federal seria indireta, o que inviabiliza o recurso, conforme a Súmula 280/STF”. A Lei Estadual 7.872/2002, por exemplo, determina que o tempo em filas deve ser de, no máximo, 15 minutos em dias normais.
 
Na decisão, o ministro Lewandowski citou jurisprudência que estabelece que as questões sobre o atendimento em agências bancárias são matéria do Poder Legislativo Municipal. Ele então negou seguimento ao recurso dos bancos.
 
“Ademais, esta Corte já afirmou que as leis que dispõem sobre o tempo de atendimento ao público nas agências bancárias constituem tema de interesse local, ou seja, matéria de legislação municipal”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet