Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

nota pública

Tribunais de Justiça do Brasil aprovam desfile em Cuiabá para divulgar adoções

Foto: Gilberto Galdino

Tribunais de Justiça do Brasil aprovam desfile em Cuiabá para divulgar adoções
O Colégio de Coordenadores da Infância e Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil publicou nota em favor do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) apoiando as ações da Semana da Adoção de Cuiabá.  

Leia também 
Conselho Nacional de Justiça investiga desfile de crianças que estão na fila de adoção


O posicionamento tenta esclarecer desfile ocorrido em um shopping da capital. Na ocasião, foi dada visibilidade sobre a situação de crianças que estão na fila para conseguir acolhimento familiar. Jovens desfilaram com seus padrinhos ou pais adotivos.
 
Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, Juiz Presidente do grupo, afirmou que diversas manifestações contra o projeto formularam juízo de valor sem ao menos ouvir os esclarecimentos dos organizadores. 
 
No site da revista Época, Sérgio Luiz comentou ainda sobre o atual cenário das adoções no Brasil. “Somente quem atua diretamente com essas crianças e adolescentes sabe da angústia e do sofrimento de que padecem pela falta de uma família e pela insegurança gerada por um futuro tão incerto”, afirmou.
 
“Melhor será que algo positivo surja em razão de toda essa polêmica. Nesse sentido, poderiam todos os que foram muito ativos no debate se engajar em projetos de apadrinhamento e de busca tardia, ainda que sem divulgação de imagens”, finalizou o magistrado. 
 
Confira a nota
 

O Colégio de Coordenadores da Infância e Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil vem a público registrar seu apoio ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (e particularmente aos magistrados da Infância e Juventude em destaque), que apoiou, juntamente com o Ministério Público de Mato Grosso e com a Comissão de Direitos da Infância e da Juventude da OAB de Mato Grosso, as ações da Semana da Adoção de Cuiabá, realizadas pela Ampara – Associação Matogrossense de Pesquisa e Apoio à Adoção, dentre elas um desfile.
 
Polêmica e investigação
 
O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, instaurou, de ofício, pedido de providência para que a Corregedoria Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso preste informações a respeito de desfile de crianças que estão na fila de adoção realizado no dia 21 de maio. 

O evento foi autorizado pela juíza de Direito da 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude, Gleide Bispo Santos, e teve o apoio da Comissão de Infância e Juventude da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso.
 
Ao instaurar o procedimento, o ministro Humberto Martins considerou a competência da Corregedoria Nacional de Justiça para receber e denúncias de qualquer interessado relativas aos magistrados e tribunais e aos serviços judiciários auxiliares.
 
O evento se destacou de forma negativa em âmbito nacional. Atualmente, Mato Grosso tem 900 pessoas na fila de adoção, e 75 crianças aptas a serem adotadas. 
 
Na ocasião, o desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), afirmou que as críticas dirigidas ao evento só mostram a ignorância da população em relação ao processo de adoção no Brasil. 
 
Advogados do Brasil (OAB-MT) também se manifestou por meio de nota, afirmando que as crianças que participaram, desfilaram com seus padrinhos ou pais adotivos, e que a ideia do evento não era apresentá-las às famílias, mas sim chamar atenção para a causa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet