Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

ameaças do bicho

Juiz destaca que organizações praticavam extorsão mediante sequestro para garantir pontos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Jorge Tadeu (direita)

Jorge Tadeu (direita)

O juiz Jorge Tadeu, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, considerou a periculosidade dos envolvidos com o jogo do bicho para prender 32 pessoas na quarta-feira (29), durante a Operação Mantus. Entre os detidos estão lideres de duas organizações criminosas, os concorrentes João Arcanjo Ribeiro e Frederico Muller Coutinho.

Leia também
Supostos funcionários de Arcanjo planejaram contratação de capangas para ameaças

 
“Os elementos informáticos coletados apontaram que as organizações criminosas se valem de práticas violentas, como extorsão mediante sequestro e ameaças, já narrada alhures, para manter o monopólio da região comandada, estabelecendo uma concorrência entra as organizações na manutenção dos pontos de jogos, bem assim, na aquisição de novos pontos”, afirmou Jorge Tadeu na decisão que autorizou a prisão.
 
O Olhar Jurídico divulgou na quinta-feira (30) que supostos funcionários da empresa Colibri, ligada a Arcanjo, conversaram sobre métodos violentos de cobrança. Segundo diálogo, a contratação de três capangas custaria entre R$ 10 mil e R$ 15 mil.
 
Os detalhes constam em interceptação telefônica autorizada contra José Carlos de Freitas, acusado de atuar como gerente da organização criminosa na cidade de Cáceres (219 km de Cuiabá).

Na interceptação, em novembro de 2018, Freitas conversa com pessoa identificada como Mariano. Ele diz que está precisando dar um “piau em um cara” na cidade de Mirassol. Logo questiona sobre o preço do serviço praticado pelo “pessoal lá de Rondônia”.
 
Na resposta, Mariano esclareceu que “custa de dez a quinze”. “Vai em três, os cara vai, tem comida, tem hotel, tem a viagem, depende de onde o cara tá, o custo do combustível”.
 
A operação


A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Fazenda e Crimes Contra a Administração Pública (Defaz) e da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), deflagrou, na manhã de quarta-feira, a Operação Mantus, com o escopo de prender duas organizações criminosas envolvidas com lavagem de dinheiro e com a contravenção penal denominada jogo do bicho.

A operação visou dar cumprimento a 63 mandados judiciais, sendo 32 de prisão preventiva e 30 de busca e apreensão domiciliar, expedidos justamente pelo juiz da 7ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá, Jorge Tadeu.
 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet