Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

custódia

Prisões de Arcanjo, Frederico Muller e mais 16 pessoas são mantidas em audiência de custódia

29 Mai 2019 - 14:53

Da Redação - Arthur Santos da Silva/ Da Reportagem Local - Vinicius Mendes

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Prisões de Arcanjo, Frederico Muller e mais 16 pessoas são mantidas em audiência de custódia
O juiz Jorge Tadeu realizou na tarde desta quarta-feira (29), no fórum de Cuiabá, audiências de custódia que manteve prisões decretadas contra 18 pessoas envolvidas com o jogo do bicho. Mais três nomes presos no Rio de Janeiro, São Paulo e Sinop passaram por audiências nos respectivos municípios.  Entre os detidos estão João Arcanjo Ribeiro e Frederico Muller Coutinho. Segundo informações do Tribunal de Justiça, três alvos seguem foragidos.

Leia também
Justiça sequestra prédios de organizações do 'Jogo do Bicho' que movimentaram R$ 20 milhões em um ano


O magistrado desmembrou o caso em duas audiências de custódia. A primeira teve início por volta das 16h20. Exatos 11 presos ligados a Frederico Muller participaram.
 
Na oportunidade, presos pediram encaminhamento ao Centro de Custódia de Cuiabá em decorrência do curso superior. Advogados de duas mulheres solicitaram a conversão da prisão preventiva em prisão domiciliar, por ambas terem filhos menores de 12 anos. O magistrado considerou os documentos e autorizou a alteração com restrições e monitoramento eletrônico.
 
Na 2ª audiência de custódia, sete presos ligados à Colibri tiveram as detenções mantidas, a exemplo da 1ª audiência, em que todos permanecem custodiados. 

A defesa de João Arcanjo Ribeiro solicitou que ele fosse encaminhado ao CCC, caso não fosse possível, ao CRC, em decorrência dele ter sido policial civil e estar com idade avançada (67). Ainda consta na ata da audiência que outras defesas solicitaram a prisão no CCC, por um dos acusados também ter sido policial e outro por estar em tratamento de saúde. Os pedidos serão analisados pelo magistrado em conformidade com as vagas ofertadas pelo Sistema Prisional.  

Uma nova audiência de custódia foi marcada para amanhã (30), 13hs na 7ª Vara Criminal.

A operação
 
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Fazenda e Crimes Contra a Administração Pública (Defaz) e da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), deflagrou na manhã desta quarta a Operação Mantus, com o escopo de prender duas organizações criminosas envolvidas com lavagem de dinheiro e com a contravenção penal denominada jogo do bicho.
 
A operação visou dar cumprimento a 63 mandados judiciais, sendo 33 de prisão preventiva e 30 de busca e apreensão domiciliar, expedidos justamente pelo juiz da 7ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá, Jorge Luiz Tadeu.
 
As investigações iniciaram em agosto de 2017, descortinando duas organizações criminosas que comandam o jogo do bicho em Mato Grosso. Ambas movimentaram em um ano, apenas em contas bancárias, mais de R$ 20 milhões.
 
Uma das organizações é liderada por João Arcanjo e seu genro, Giovanni Zem Rodrigues. A outra é liderada por Frederico Muller Coutinho.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet