Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

EM OUTUBRO

CMDCA acata recomendação do MPMT e deve exigir ensino superior aos novos conselheiros tutelares

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

CMDCA acata recomendação do MPMT e deve exigir ensino superior aos novos conselheiros tutelares
O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Cuiabá (CMDCA) acatou a recomendação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) e encaminhou ao Poder Executivo uma proposta de alteração legislativa que exige que os candidatos ao cargo de conselheiros tutelares tenham nível superior completo. O MPMT recomenda que a alteração já entre em vigor neste ano na eleição que acontece em outubro.

Leia mais:
MPMT recomenda exoneração de temporários e realização urgente de concurso em prefeituras

Não somente o requisito de ensino superior, o MPMT também recomenda que seja aplicado um teste seletivo entre os candidatos, onde somente os aprovados poderão participar do pleito. O MPMT também aponta que conselheiros tutelares são equiparados aos servidores públicos por conta de sua função e são um dos mais bem remunerados do país.

“É preciso avançar em tais questões, iniciando pela inclusão, por ora, do requisito mínimo para ser eleito como Conselheiro Tutelar ter diploma de ensino superior, visando o recebimento do justo salário municipal hoje recebido em Cuiabá, o qual, juntamente com os plantões semanais, ultrapassam R$ 4 mil”, diz um trecho da notificação recomendatória.

Além do projeto que está sendo analisado pela Procuradoria-Geral do Município, a 19ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Cuiabá informa que também foram expedidas notificações recomendatórias ao prefeito da capital, Emanuel Pinheiro (MDB), e o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet