Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

Transformação

Justiça manda Governo realizar cirurgia em paciente que quase ficou cega em Caravana

Foto: Reprodução

Justiça manda Governo realizar cirurgia em paciente que quase ficou cega em Caravana
O juiz da 5ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá, Roberto Teixeira Seror, em decisão do último dia 16 de abril, determinou que o Governo do Estado realize uma cirurgia em uma paciente, que apresentou graves problemas na visão, após ser atendida pela 'Caravana da Transformação', programa idealizado pelo ex-governador Pedro Taques (PSDB).

Leia também
Conselho Regional de Medicina apura denúncias de pacientes da Caravana da Transformação


Na ação, a paciente C.S.N. afirmou que foi atendida por um dos médicos da ‘Caravana da Transformação’ e que teve vários problemas após realizar uma cirurgia de catarata em um de seus olhos, como inchaço, dores e até perda de visão.

A Paciente também explicou que retornou ao médico explicando os problemas que passou a ter no olho, no entanto o oftalmologista disse a ela que os efeitos colaterais eram normais. O magistrado atendeu ao pedido da vítima, e determinou que o Poder Executivo Estadual façar um procedimento chamado “Cirurgia Vítreo Retiniana” para resolver seu problema de saúde.

“No presente caso, pelo relatório/atestado médico que instruiu a inicial, sendo o mesmo emitido pelo médico especialista em Oftalmologia não sobejam dúvidas quanto à enfermidade a qual acometera o Autor, tampouco da urgência da realização do tratamento... De modo que não pode o Poder Judiciário se aventurar a escolher qual o melhor tratamento para um doente, interferindo em um diagnóstico que é essencialmente técnico”, disse o juiz.

A caravana tornou alvo do Ministério Público e da Justiça, após deflagração da operação “Catarata”, que apura irregularidades nos procedimentos médicos.  primeira fase da operação aconteceu em setembro de 2018 e foi executada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).

De acordo com a denúncia, Governo tinha um controle "frágil" nos atendimentos e nas cirurgias realizada pela  empresa 20/20 Serviços Médicos, que prestava os serviços de saúde.

A Caravana da Transformação foi implantada pelo governador Pedro Taques (PSDB), em 2016. O principal objetivo do programa era zerar as filas de cirurgias oftalmológicas em todo o estado. A ação foi um dos pilares da administração passada e exaltada com orgulho por Taques, durante campanha da sua fracassada tentativa de reeleição.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet