Olhar Jurídico

Segunda-feira, 22 de abril de 2019

Notícias / Geral

MP abre inquérito e sugere passarela e radares em frente a novo shopping

Da Redação - Vinicius Mendes

27 Dez 2018 - 17:00

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

MP abre inquérito e sugere passarela e radares em frente a novo shopping
O promotor Carlos Eduardo Silva, da 29ª Promotoria de Defesa Ambiental e Ordem Urbanística, instaurou inquérito para avaliar possíveis riscos a segurança de motoristas que trafegam na Avenida Miguel Sutil e também a pedestres que frequentam o Shopping Estação. Ele sugeriu a instalação de uma passarela e de radares eletrônicos em frente ao Shopping e considerou incompatível com o tipo de via a colocação de lombadas.
 
Leia mais:
Prefeitura instala radar em frente a novo shopping e anuncia passarela em ‘ponto da morte’ na Miguel Sutil
 
O promotor levou em conta uma reclamação em tramitação, que trata sobre os riscos de pedestres que pretendem acessar o Shopping Estação, por conta de ausência de passarela sobre a Avenida Miguel Sutil.
 
Ele também considerou que, com as obras da Copa do Mundo de 2014, a avenida, com suas trincheiras e viadutos, se transformou em uma das mais movimentadas da região metropolitana, interligando praticamente todas as regiões de Cuiabá e Várzea Grande.
 
Ele também apontou que não seria compatível com este tipo de via a instalação de lombadas, mas sim a colocação de passarelas e radares eletrônicos.
 
“Considerando que a avenida em questão é classificada como de natureza estrutural pela lei de hierarquização viária do Município de Cuiabá, tendo como característica a fluidez do trânsito, não sendo compatíveis com as vias em questão a inserção de redutores de velocidade (lombadas) e a colocação de faixas de pedestres, sendo recomendável a construção de passarelas e a instalação de radares eletrônicos”.
 
Os radares eletrônicos já foram instalados na região do Shopping Estação, porém ainda não estão operando. O prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB), já afirmou que também existe a possibilidade de instalar uma passarela em frente ao Shopping.
 
O promotor Carlos Eduardo Silva então assinou a instauração do inquérito para “avaliar possíveis riscos à segurança viária, bem como à vida de frequentadores do Shopping Estação em decorrência da ausência de passarela de acesso sobre a Avenida Miguel Sutil”.

Além disso ele também determinou a expedição de ofício à direção do Shopping, para esclarecimentos de uma eventual parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana para a construção da passarela.
 
 

10 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Jurídico. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Jurídico poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Sampaio
    28 Dez 2018 às 10:03

    Valeu Promotor Carlos Eduardo valeu , Radares fixos e moveis , Lombada eletrônica , câmeras de fiscalização , Por acaso o senhor acha que isso vai resolver e ajudar o Shopping ? quando se iniciou a obra o senhor não estava em Cuiabá ? e se estava porque o senhor não sugeriu uma passarela!!!! será porque passarela não multa ?

  • Luiz
    28 Dez 2018 às 09:45

    Não deviam ter deixado sequer ser inaugurado sem a colocação das passarelas!!! Risco eminente de morte.

  • PRIME
    28 Dez 2018 às 09:28

    Bom dia! RADAR não é muto EFICAZ naquela VIA mas as PASSARELAS são bem melhores, no CASO ai de 2 PASSARELAS.

  • Fernanda
    28 Dez 2018 às 09:16

    Antes da inauguração do shopping. .Já era ter uma passarela ou semáforo em frente. ..pq sabemos que essa avenida ha fluxo de carros. .imagina com shopping

  • Novo morador
    28 Dez 2018 às 07:40

    Não só em frente a esse shopping, mas em frente ao Pantanal, a rodoviária, a Unic, na prainha....uma pena que vão colocar e o povo não usa, preferem se arriscar. Aproveitando, cadê os viadutos e alças de acesso dessa cidade? O transito é tão travado em alguns locais por conta da falta de viadutos, ao invés, enchem de semáforos a cada esquina.

  • Comentarista
    28 Dez 2018 às 07:26

    Esse radar ai só pra enganar os motorista quando foi instalado nem foi feito aviso por antecedência e pode ver na pista nao tem marca de sensor até nisso somos enganados.

  • moisés
    28 Dez 2018 às 06:04

    preferencialmente com esteiras rolantes......ajuda incentivar o uso... . . . . .

  • Mitici da silva
    28 Dez 2018 às 04:46

    Ola?com certeza precisamos muitos pela segurança de todos pois agora o fluxo é bem maior de pessoas que atravessam o trecho eu mesma.todos os dias atravesso de bike p ir ao trabalho??urgente é preciso

  • marcos
    27 Dez 2018 às 20:38

    Por que gasto desnecessario com passarela. Colocar com urgencia semafaro (chamado inteligente) .Sera que o carro n podes parar por alguns minutos e a consciencia do pedrestre passar pela faixa de pedrestre para o carro passar em seguida. Vamos ter mais humanizacao. Se nao , seras outras vidas ceifadas por carros novamente.

  • Alaor
    27 Dez 2018 às 19:27

    De igual forma , tirem os sinaleiros de frente ao hospital Santa Rosa, e Comper , não tem sentido uma Via Estrutural de Fluidez , centenas de carros pararem para 1-2 pedestres atravessar, muito mais lógico , sensato e seguro a passarela. Gastou-se mais de $500.000.000,00 milhões para construir as trincheiras , viadutos, elevados etc, para dar fluidez , não tem sentido colocar sinaleiro, quebra-molas etc. De igual forma, a duplicação da MT 251, gastou-se milhões na duplicação, e a PM coloca vários cones, em "S" para diminuir a fluidez, enquanto 1-2 guardas ficam no wattsapp, centenas de carros se aglomeram na longa espera.Absurdo, contrassenso.

Sitevip Internet