Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Trabalhista

novo biênio

Novo procurador-chefe do MPT assume mandato e declara que crises são estímulos para transformações

Foto: Reprodução

Novo procurador-chefe do MPT assume mandato e declara que crises são estímulos para transformações
Marcel Bianchini Trentin foi eleito o novo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso ( MPT-MT) em reunião realizada no dia 10 de janeiro, em Cuiabá para biênio 2017-2019. Já à frente do cargo, ele declarou que assumir a gestão em um momento difícil, entre tantas crises nas instituições, é um estímulo para transformações.

Leia mais:
MPF investiga caso de servidor da Funai que estaria utilizando bens públicos para uso particular

"Os desafios são muitos, principalmente em momentos de crise nas instituições, crises orçamentárias, investidas contra o Direito do Trabalho, a Justiça do Trabalho e Ministério Público. Nós, do Ministério Público do Trabalho, somos os guardiões da ordem jurídica trabalhista. Estamos na linha de frente dessa defesa. O ideal é usar essa adrenalina gerada pela crise como mecanismo de transformação, evolução", salientou Trentin.

Natural de Bauru, Marcel formou-se em Direito na Faculdade de Direito de Bauru, Instituição Toledo de Ensino, em 2008. Atuou como advogado por cerca de quatro anos e ingressou na carreira de procurador do Trabalho após ser aprovado no 18º concurso do MPT, em 2014.

Lotado inicialmente na Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) de Alta Floresta, o procurador ficou a frente da instituição até o fim de 2016 como coordenador. "Alta Floresta foi minha lotação inicial. Temas como meio ambiente do trabalho em frigoríficos, cerâmicas, construção de usinas hidrelétricas, o grande impacto social das usinas hidrelétricas na região, o combate ao trabalho escravo em propriedades rurais, fizeram com que minha experiência inicial na carreira fosse bem intensa. Isso foi ótimo. A experiência dessa atuação para a chefia é o conhecimento das demandas no interior do estado", afirma.

Trentin foi lotado na Sede em Cuiabá após participar, em novembro de 2016, de concurso de remoção. Assume como procurador-chefe substituto Rafael Mondego Figueiredo, em Cuiabá desde agosto de 2016, e como procuradora-chefe eventual Thaylise Campos Coleta de Souza Zaffani. O resultado da eleição consta na Portaria nº 7, de 12 de janeiro, da Procuradoria Geral do Trabalho.

Mudanças

Além de Marcel Bianchini Trentin, o MPT em Mato Grosso recebeu em sua Sede os procuradores Antônio Pereira Nascimento Júnior, Lys Sobral Cardoso e Bradiane Farias Ribeiro Lima. Eles se juntam aos procuradores André Canuto de Figueirêdo Lima e Jéssica Marcela Schneider. O procurador Francisco Breno Barreto Cruz assume a PTM de Cáceres, temporariamente transferida para Cuiabá.

No interior também houve mudanças. Na PTM de Rondonópolis passam a atuar Bruno Choairy Cunha de Lima e Vanessa Martini. A PTM de Barra do Garças, que funciona atualmente em Rondonópolis, conta agora com o procurador Elcimar Rodrigues Reis Bitencourt.

A PTM de Sinop, que já contava com a procuradora do Trabalho Thalma Rosa de Almeida Furlanetti, recebeu um novo membro, o procurador Douglas Nunes Vasconcelos. Já em Alta Floresta assumem os procuradores Ana Lúcia Stumpf González e Hélio de Oliveira Cardoso Filho.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet