Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Trabalhista

Getrin retoma palestras em canteiros de obras nesta quinta-feira

O setor de construção de edifícios é, hoje, um dos cinco maiores ramos de atividades empresarial em número de acidentes de trabalho. Os dados são do último Anuário Estatístico da Previdência Social. Somente em 2013, foram registrados no Brasil cerca de 26 mil casos deste tipo em obras prediais, com mutilações, incapacidades permanentes e mesmo morte de empregados.

É para fazer frente a realidade que o Getrin-MT, Grupo de Trabalho presidido pelo TRT de Mato Grosso, retoma nesta quinta-feira (7) as palestras ministradas em canteiros de obras da região metropolitana de Cuiabá. A ação, que já entra em seu terceiro ano, visa conscientizar patrões e empregados sobre a necessidade de prevenir os acidentes.

As palestras são ministradas sempre por um juiz do trabalho. Durante uma manhã, ele conversa com encarregados, engenheiros e trabalhadores sobre situações que expõem os empregados a riscos. A proposta é mostrar como medidas até mesmo simples, a exemplo do uso de EPIs e respeito às normas de segurança, podem significar voltar com vida ou não para casa.

As palestras contam com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cuiabá e Município (Sintraicccm) e do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado de Mato Grosso (Sinduscon/MT). É parceiro dessa ação no Tribunal a Associação de Magistrados Trabalhistas do Estado (Amatra23).

Em 2014 foram ministradas 10 palestras em canteiros de obras. Já em 2013, a ação alcançou mais de 1.000 trabalhadores da área.

Além das palestras na construção civil, o Getrin já ministrou eventos nesses moldes, sempre alertando para a necessidade de prevenção de acidentes, para estudantes da rede federal de ensino, de universidades, trabalhadores de empresas frigoríficas, além integrantes de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes.

SERVIÇO:

A palestra que abre o calendário de 2016 será realizada no canteiro de obras do edifício residencial Chapada do Mirante, da Empresa MRV/Prime, localizado na Av. dos Trabalhadores, bairro Carumbé, em Cuiabá. A palestra será ministrada pela juíza Karine Bessegato e tem início às 7h.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet