Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Trabalhista

Magistrados e servidores da Justiça do Trabalho participam de curso de conciliação

Trinta servidores e magistrados da capital e do interior participam do curso ‘Conciliação Judicial Trabalhista: Dimensões e Técnicas’, ministrado na Escola Judicial nessa segunda (4) e terça (5). Durante a capacitação, os participantes aprendem técnicas para a realização da conciliação trabalhista e a postura ética adequada durante a realização da tarefa.

O curso, que tem carga horária de 12 horas, é ministrado em forma de workshop, buscando uma maior interação entre os participantes que vão discutir ao longo dos dois dias as funções da conciliação, as dificuldades, limites éticos, as técnicas conciliatórias e a mudança de cultura do litígio para a conciliação.

A capacitação está a cargo do juiz aposentado do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, Carlos Lontra. Ele é especialista em Direito e Processo do Trabalho, formador em técnicas de juízo conciliatório e extensão em técnicas de mediação pela Universidade de Pepperdine (EUA).

Segundo o palestrante, durante o curso os participantes vão aprender competência sobre comportamento, técnicas adequadas e a postura ética da conciliação. A intenção é apresentar uma postura que se mostra eficaz para solução de conflitos por meio da mediação, onde o acordo é construído pelas partes sob a orientação e supervisão do juiz ou servidor.

Lontra destaca algumas técnicas para conduzir uma conciliação bem sucedida, entre elas está objetivar o conflito, manter aberto o espaço para as partes mudarem de ideia, mostrar as vantagens da conciliação a longo prazo e respeitar o ritmo das partes. “É fundamental a educação e o respeito com as partes e os advogados. Tratando todos igualmente pelo nome e com um sorriso”, afirmou.

O curso também conta com a participação da psicóloga clínica Maria Rogério Lontra, especialista em Organização Metodológica e Técnica de Estudo e Coaching: Trabalho Individual e em Grupos de Situações Ansiogênicas e Estresse.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet