Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Administrativo

PREGÃO

Liminar suspende licitação de R$ 5.8 milhões para transporte e destinação de lixo

Foto: Alexandre Alves - Olhar Direto

Um ofício notificando a Prefeitura de Sinop foi entregue a um oficial de Justiça nesta segunda-feira

Um ofício notificando a Prefeitura de Sinop foi entregue a um oficial de Justiça nesta segunda-feira

Liminar deferida nesta segunda-feira (28), pelo juiz da Sexta Vara Cívil de Sinop, Mirko Vincenzo Giannotte, suspendeu licitação de R$ 5,8 milhões, que estava sendo realizada pelo município, para contratação de empresa para prestação de serviços de operação de área de transbordo, transporte e destinação final dos resíduos sólidos domésticos e comerciais com características domiciliares e urbanos, em aterro sanitário licenciado.

Conforme a decisão da qual Olhar Jurídico teve acesso, o autor da ação foi o empresário Carlos Vianei Longo. O impetrante aduziu ao magistrado que o edital do pregão presencial limita a participação de concorrentes, ao passo que as regras para habilitação e qualificação das empresas interessadas “restringe em demasia as condições de participação no certame”.

Leia também:
Juiz determina que município elimine todos os ‘lixões’ até dia 30 de setembro
Juiz dá 24 horas para prefeito explicar o que está sendo feito para acabar com lixões

Asseverou que as exigências da prefeitura configuram “grave ilegalidade e elevado risco de danos aos cofres públicos, justificadores da propositura da ação popular”. Argumentou ainda que o procedimento licitatório encontra-se eivado de nulidades, “todas elas reveladoras de prejuízos à seleção da proposta mais vantajosa para o órgão licitante, já que o certame é por demais restrito e limitado”.

Giannotte verificou os documentos carreados ao processo e constatou, segundo sua análise, que, “sem prejuízo de se poder chegar a conclusão final diversa, após o regular processamento do feito principal, verifica-se que, até o presente, são fortes os indícios de que os requeridos devem proceder a suspensão do procedimento licitatório nº 081/2015 – Pregão Presencial, evitando lesão à moralidade, à probidade administrativa e ao patrimônio público”.

Esclarece o magistrado que os documentos que acompanham a inicial, sobretudo o Edital de Licitação, “apontam índicos de ofensa aos princípios que regem a escolha da melhor proposta a ser contratada pela administração pública, eis que, em especial, dentre os argumentos expostos, é imprópria, para a contratação do serviço especializado ora em comento, a modalidade de pregão presencial”.

O juiz lembrou na decisão que, para lidar com transbordo, transporte e principalmente a correta destinação do lixo, é necessário que o certame de escolha da empresa que vai fazer esse serviço leve em consideração também a capacitação técnica, e não apenas o menor preço. “Consequentemente, tratando-se de serviço complexo, o prazo para elaboração das propostas seria de 30 dias, tal como previsto para a modalidade de Concorrência e não o exíguo prazo estipulado que, “in casu”, restringiu-se a 13 dias, entre a data do edital e o dia marcado para a entrega dos envelopes”.

Giannotte pontuou ainda que o edital afronta os princípios da isonomia, impessoalidade e competitividade, restringindo, consideravelmente, o número de potenciais licitantes “a partir das duvidosas exigências, tais como demonstradas na exordial, somado ao reduzido prazo para a elaboração das propostas comerciais e documentação de habilitação”.

Um ofício notificando a Prefeitura de Sinop e o secretário de Obras, Ivan Lopes, sobre a suspensão do pregão, foi entregue a um oficial de Justiça nesta segunda-feira. A liminar determinou inclusive que não fossem recebidos os envelopes de propostas das empresas que resolvessem apresentá-los.

Cabe recurso da decisão liminar.

Outro lado:

Olhar Jurídico está tentanto entrar em contato com o secretário de Obras de Sinop, mas as várias ligações feitas esta manhã para o telefone celular dele foram encaminhadas para a caixa postal.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet