A Ouvidoria do Poder Judiciário de Mato Grosso completou esta semana (18 de setembro) cinco anos de trabalho desenvolvido para identificar os pontos críticos do Poder Judiciário de forma a proporcionar um serviço satisfatório ao público externo e interno da Justiça mato-grossense. O setor foi criado para aproximar a justiça da população e o resultado tem sido positivo, pois desde que foi implantada, ela já recebeu 10.350 solicitações, e todas foram respondidas.
“Nestes cinco anos de Ouvidoria nós verificamos que desde a implantação o cidadão teve mais abertura no Poder Judiciário. Ele teve onde procurar informação, onde reclamar dos procedimentos que não estavam atendendo a contento. Então eu acho que a Ouvidoria é uma grande conquista para a população”, ressalta a diretora da Ouvidoria, Karine Moraes Giacomelli de Lima.
A Ouvidoria recebe sugestões, pedidos de informações, denúncias, reclamações e elogios sobre todos os serviços prestados pelo Poder Judiciário Estadual. A cada três meses, um relatório contendo todas as demandas é entregue ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, e ao corregedor-geral da Justiça, desembargador Márcio Vidal. O objetivo é que, baseados no relatório, os magistrados desenvolvam ações para solucionar os problemas ou dificuldades apontadas na prestação jurisdicional.
Embora ofereça atendimento pessoal, a maior parte das demandas chega por e-mail. Para encaminhar, basta acessar o
link da Ouvidoria no Portal do TJMT. O cidadão precisa preencher um formulário com o nome, CPF, e-mail, entre outras solicitações. A Ouvidoria garante o sigilo da informação, mas não aceita denúncia anônima. Outra forma de atendimento é por telefone, pelo 0800-6471420. O atendimento é das 12 às 19 horas. Há ainda as caixas coletoras, distribuídas nas 79 comarcas do Estado.