Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

direito constitucional

Congresso em Cuiabá terá palestra de Mendes e Tóffoli

Foto: Reprodução

Ministro do STF - Gilmar Mendes

Ministro do STF - Gilmar Mendes

O II Congresso Internacional de Direito Constitucional será realizado, em Cuiabá,nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, no Centro de Eventos do Pantanal. O fórum de debate acadêmico realizado pela União de Ensino Superior de Diamantino - UNED tem como tema este ano “Estado Federal e Direitos Fundamentais”. Estão confirmados para participar do evento os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Dias Tóffoli, dentre outros.

A comunidade mato-grossense nesta edição, dando sequência aos debates envolvendo Constituição e meio ambiente no ano de 2011, abordará uma questão crucial da democracia brasileira, os problemas teóricos e práticos intrincados ao modelo federativo concretizado pela Constituição de 1988. A qual, ao buscar o equilíbrio federativo, estabeleceu um sistema extremamente complexo de partilha das competências entre os diversos entes.

De acordo com o coordenador de eventos, e diretor de eventos e projetos da UNED, Zilmar Santana de Assis, o evento este ano será trabalhado em formato de mesa redonda, propiciando o debate e a interação com o público. “À exceção das conferências de abertura e de encerramento, todas as demais contariam com um mediador e mais dois palestrantes, com prazo de 45 minutos para cada um dos interventores”, explicou.

O congresso contará com diversos convidados que tratarão sobre temas constitucionais, Estado Federal e Direitos Fundamentais. Entre os palestrantes e mediadores estão: ministro do Superior Tribunal Federal, Gilmar Mendes, ministro do Superior Tribunal Federal, Antonio Herman Benjamin, ministro do Superior Tribunal Federal, Dias Toffoli, ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra da Silva Martins Filho, advogado-geral da União, o Ministro Luís Inácio Lucena Adams, governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, governador do Acre, Tião Viana, senadora Kátia Abreu, senador Pedro Taques, professor de Direito Constitucional e Juiz Federal na Quarta Região da Justiça Federal, Jairo Schäfer, professor da Faculdade de Direito da UFMT, Valério Mazzuoli, professor associado da USP, secretario da Justiça do Estado São Paulo (2002-2005), membro do CNJ (2005-2007) e secretario Municipal de Transportes e de Serviços de SP (2007-2010), Alexandre de Moraes e o professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Portugal), Fernando Araújo.

Ainda estão convidados para a abertura o Governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, o presidente da Assembléia Legislativa, José Riva, o presidente do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, desembargador Rubem de Oliveira Santos Filho, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro e o procurador-geral de Justiça do Estado de Mato Grosso, Marcelo Ferra de Carvalho.

Inscrições

Estão abertas as inscrições para o II Congresso Internacional de Direito Constitucional, que ocorre nos dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2012, em Cuiabá (MT). A partir do dia 30 de julho o valor para estudantes é de R$120,00 e profissionais R$300,00. As inscrições ocorrem apenas pelo site www.uned.edu.br/congresso/. Para mais informações acesse o site ou pelo telefone: (65) 3321-5454.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet