Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias

NOVO CÓDIGO COMERCIAL

Ministro mato-grossense diz que não há como evitar "judicialização" de questões em conflitos envolvendo empresários

Foto: Reprodução

Ministro mato-grossense diz que não há como evitar
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o mato-grossense Gilmar Mendes afirmou – em audiência realizada na Câmara dos Deputados -- que não há como evitar a “judicialização” de questões referentes a conflitos envolvendo empresários, a menos que seja criada uma "cultura" com soluções não litigiosas. Segundo ele, é importante refletir sobre novas formas para solucionar esses conflitos.

Mendes reconheceu -- em evento realizado nesta terça (2) por comissão especial responsável pela discussão do projeto de lei 1572/ 11 -- a necessidade de criação de um novo Código Comercial, que deve ser “autônomo” e “independente” em relação ao Código Civil. A maior parte do antigo texto, de 1850, foi revogada em 2003, quando passou a vigorar o novo Código Civil, restando apenas artigos sobre direito marítimo, entre outros pontos.

Ministro de MT critica projeto de lei de Pedro Taques que torna corrupção crime hediondo
Ministro de MT nega seguimento a recurso de Riva em pedido de suspeição contra desembargador

Na avaliação do ministro, o desenvolvimento econômico do Brasil, considerando o momento atual, requer regras que garantam segurança jurídica para o segmento empresarial.

“Há a compreensão peculiar do valor das atividades desenvolvidas pelas empresas, pelos empreendedores. O texto constitucional é prenhe em referência a esse aspecto, ao destacar a ideia da liberdade de iniciativa”, disse Mendes, citando que outro ponto relevante para a consolidação de uma economia forte é a livre concorrência.

O objetivo da proposta do Código Comercial, segundo a Câmara, é sistematizar e atualizar a legislação sobre as relações entre pessoas jurídicas, tratando, por exemplo, da denominação empresarial, títulos eletrônicos e do comércio na internet. Atualmente, o Código Civil disciplina a maior parte do direito empresarial, mas também aborda questões privadas envolvendo pessoas físicas.

“Existe a necessidade de tirar o direito privado comercial do Código Civil brasileiro”, disse Vicente Cândido (PT-SP), deputado que apresentou o projeto do novo Código Comercial. Segundo ele, a maior contribuição dada pelo ministro foi o reconhecimento da necessidade de regras gerais para o setor. A previsão é que um relatório sobre a proposta seja apresentado até outubro próximo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet