Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

Dia do advogado é data comemorada em diversos países latinoamericanos

O dia do advogado é comemorado em diversos países da América Latina, mas apenas Panamá, Brasil e Argentina celebram a efeméride no mês de agosto.

No Panamá, os causídicos são homenageados com várias atividades na semana do 9/8, natalício do jurista Justo Arosemena, criador do Estado Federal do Panamá. O advogado César A. Ruiloba, presidente do Colegio Nacional de Abogados de Panamá, sustenta que a data é importante para incentivar os advogados a serem zelosos guardiões das leis, defensores da constitucionalidade e protetores da democracia.

Já no Brasil, a data é celebrada em 11/8, devido à lei de 11 de agosto de 1827, que criou os dois primeiros cursos de ciências jurídicas do país, um em SP (atual Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo) e outro em Olinda (atual Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco).

E na Argentina, o advogado Fernando Cordeiro, sócio do escritório Cordeiro y Asociados – Abogados y Consultores Internacionales, com sede em Buenos Aires e em SP, conta que os profissionais da Advocacia do país são felicitados no dia 29/8, em razão da data de nascimento do jurista Juan Bautista Alberdi, autor da obra "Bases y puntos de partida para la organización política de la Confederación Argentina", que deu origem à Constituição da Argentina de 1853. Segundo ele, os advogados festejam o seu dia com jantares, festas, atos comemorativos, palestras e missas realizados pelos Colégios Públicos de Abogados.

Confira o dia do advogado nos demais territórios latinoamericanos:


México – 12 de julho (comemoração à primeira cátedra de Direito na Real y Pontificia Universidad de México)

Guatemala – 24 de setembro (dia da Nossa Senhora das Mercês, patrona dos advogados)

Peru – 2 de abril (nascimento do jurista Francisco García Calderón Landa, patrono da advocacia)

Colômbia – 22 de junho (natalício do advogado e político José Cristóbal Hurtado de Mendoza y Montilla)

Venezuela – 23 de junho (nascimento do advogado Don Cristóbal Hurtado de Mendoza)

Chile – 21 de maio (data de falecimento do advogado Agustín Arturo Prat Chacón)

Bolívia – 13 de outubro (homenagem à fundação da primeira faculdade de Direito do país, na Universidad Mayor de San Francisco Xavier de Chuquisaca)

Equador – 20 de fevereiro (aniversário do jurista Luis Felipe Borja)

Cuba – 8 de junho (data em que Ignacio Agramonte y Loynaz defendeu sua tese de graduação na Facultad de Derecho de la Universidad de La Habana)

Nicaragua – 9 de janeiro (tributo a Tomás Ruiz, primeiro índio a se formar em Direito na América Central)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet