Imprimir

Artigos

Vinte e oito anos depois: Agora é Ela

Guimarães Júnior

Vinte e oito anos depois: Agora é Ela

*Guimarães Júnior For

Se eu disser que 2021 foi um ano fácil, estaria mentindo. Passei por momentos pessoais que me desafiaram e, a partir de então, me mudaram enquanto ser humano. Após um longo período na UTI, entubado devido às complicações do coronavírus, fui retornando aos poucos à rotina e me deparei com duas mensagens que, mais uma vez, dariam um novo significado à minha vida. 

As mensagens em meu telefone eram de Leonardo Campos e Gisela Cardoso, respectivamente presidente e vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT). Ambas desejavam melhoras para mim e também traziam uma certeza e um questionamento: a próxima presidente há de ser Gisela, você aceitar ser o vice, For? 

Foi uma felicidade muito grande para mim a notícia do nome de Gisela. Eu sempre apoiei e acreditei em Gisela Cardoso. A dúvida, no entanto, residia em minha condição de saúde. Refleti um pouco, pedi alguns dias, e passado este período não tive dúvidas: o desafio só foi aceito por ser ela e pelo que sua figura representa à nossa advocacia. 

É por isso que hoje, ao saber que Gisela quebra um hiato de quase 30 anos e será a segunda mulher a presidir nossa Seccional, me emociono e agradeço. Se já acreditava em Gisela antes, após passar por uma campanha eleitoral ao seu lado, garanto a todos vocês que fizemos a melhor escolha. 

Passei meus últimos meses percorrendo Mato Grosso ao lado de Gisela e vendo sua postura: uma mulher aguerrida, batalhadora, firme, inteligente, que sabe o momento de ouvir e também o de falar, alguém que vive 100% da advocacia e, portanto, conhece bem os desafios diários de nossa classe. 

Uma mulher que desde a adolescência trabalhou para ajudar sua família e também buscou por meio do estudo acrescentar à sociedade. Alguém vinda do interior do Estado para a Capital em busca do sonho de ser advogada e que, para tanto, passou os cinco anos da universidade trabalhando de manhã e à tarde e estudando à noite.  

Não há ego em Gisela. Sua chegada à presidência da OAB-MT se deve exclusivamente ao trabalho honrado e obstinado que vem fazendo por toda a advocacia mato-grossense ao longo dos últimos anos. Quando questionada dos motivos que a fizeram entrar na Ordem, ela sempre diz: porque a advocacia já fez e continua fazendo tanto por mim, como não retribuir? Esta é Gisela.

Como vice-presidente, posso apenas dizer: conte comigo, minha presidente e amiga. Os gritos de “Agora é Ela” que ouvi por todos os cantos deste Mato Grosso sempre representaram algo além de “você”. Sempre soube que a cada advogado e advogada que entoava o bordão, nas entrelinhas eles diziam “agora somos nós”. E seremos nós a cada dia mais. Aqui é Avanço Presente!

Guimarães Júnior “For” é advogado em Mato Grosso e foi eleito vice-presidente da OAB-MT para o triênio 2022/2024.
Imprimir