Imprimir

Artigos

Você sabe para que serve uma consultoria em adequação à LGPD?

Clair Kemer de Melo

Muito se tem ouvido falar em consultorias focadas em projetos para LGPD, mas pouco se sabe sobre a real importância de uma consultoria em adequação à lei, para as empresas.
 
Em virtude da LGPD ser uma lei principiológica e exigir a atuação de uma equipe multidisciplinar para adequação, as atividades de uma consultoria em privacidade e proteção de dados envolvem não apenas o departamento jurídico, mas também o departamento de segurança da informação, gestão, governança e compliance, bem como setor de treinamentos, capacitação e aculturamento organizacional.
 
Quando uma empresa contrata uma consultoria em privacidade e proteção de dados, ela não está buscando apenas adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, ela está se preocupando com o valor da empresa no mercado, com o valor que os dados de cada cliente, funcionário, colaborador ou fornecedor representam para a empresa, por consequência gerando-se um diferencial competitivo.
 
A contratação de uma consultoria pode estar ou não relacionada ao objeto da empresa, à exemplo de escritórios de advocacia que prestam serviços realizando adequação à LGPD, e que contratam consultoria externa para adequação à LGPD, optando por um olhar técnico de outro colega e equipe multidisciplinar especializada.
 
O sucesso das análises, mapeamento, avaliações, resultados de relatórios, treinamentos e orientações indicados por uma consultoria em adequação à LGPD, dependem naturalmente do envolvimento da equipe de modo integral na empresa consulente, desde o gestor principal ao estagiário recém-contratado, bem como das ferramentas voltadas à segurança da informação, conforme o ramo de negócio, e a utilização correta e contínua das mesmas.
 
Um projeto de adequação à LGPD implementado por uma Consultoria em Privacidade e Proteção de Dados, além de entregar segurança para a empresa, redunda no programa de privacidade e proteção de dados que deve ser contínuo e acompanhado interna e externamente ao longo da vida da empresa.

E a sua empresa já se adequou a essa nova realidade?
 
Clair Kemer de Melo
Advogada, Consultora Jurídica, Docente, Avaliadora, Consultora em Privacidade e Proteção de Dados na empresa Mais1Digital.
 
Imprimir