Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Artigos

OAB e o legado social

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sempre teve um papel memorável e indiscutivelmente conhecido na luta em defesa da advocacia. A pandemia desnudou uma outra vertente da Ordem que sucessivamente desempenha em defesa da sociedade. Os trabalhos da OAB são plurais, ultrapassam a fronteira da luta de classe e visam o bem coletivo.

O papel instrutivo também ganhou maior evidência, transmissões online esclarecendo o cidadão, informando e ensinando, numa série de ações para elucidar dúvidas e propagar de forma didática o conhecimento jurídico, como por exemplo, na live sobre "A defesa do consumidor na pandemia", temas como acesso à Justiça, saúde suplementar, telecomunicações, educação, transporte aéreo, energia elétrica e superendividamento discutidos por grandes especialistas da área.

A incessante busca pela garantia de direitos é, de fato, um sinal de que a humanidade caminha em frente. Revivendo as palavras de Sêneca, não podemos esquecer o passado, nem negligenciar o presente e muito menos temer o futuro, para isso, a sociedade precisará da OAB e de seus integrantes para a busca da garantia dos direitos.

Conectada com o tempo, faz uso dos canais de adesão da coletividade para propagar informações num combate incessante ao desserviço das fakenews, assim, o Youtube, redes sociais, plataformas de streaming como Spotfy por meio de podcast, entre outros meios para democratizar o acesso ao saber jurídico na jornada do cotidiano.

No dia 18 de novembro de 2020, completou 90 anos de existência, criada pelo Decreto nº 19.408, e assinado por Getúlio Vargas, durante todo esse período, sempre esteve na vanguarda das batalhas pelos valores e direitos da sociedade.  

Além da defesa das prerrogativas da advocacia, também evidencia sua importância coletiva com ações descentralizadas de forma presencial e virtual. Um proeminente legado histórico da instituição que auxilia na construção e consolidação dos valores sociais brasileiros.


Crédito: Pérsio Landim - Advogado, Presidente da 4ª Subseção da OAB - MT, Professor na Faculdade Unicentral, Juiz Substituto TRE/MT, Especialista em Gestão do Agronegócio
Sitevip Internet