Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Artigos

Jovem advocacia em mato grosso

Bruno Oliveira Castro/Divulgação

Um artigo publicado há pouco tempo revelou que, o cenário mundial aponta os jovens como maiores consumidores, e são estes também os responsáveis por fechar projetos de mais de 1 milhão de reais.

O referido artigo, publicado um site de economia disse que muitas pesquisas apontam que, o jovem empresário é audacioso e visionário e que por este motivo atingem com maior facilidade, o sucesso.

Na advocacia a realidade é a mesma. Os jovens advogados se destacam pela ousadia, vontade, dedicação e, sobretudo, pelo espírito empreendedor.

A grande vantagem do jovem em geral e principalmente do jovem advogado, sem qualquer descrédito ao advogado mais experiente, é que eles pensam e se relacionam de forma diferente, e estão dispostos a trabalhar em um ambiente de constantes mudanças.

Sabemos que o jovem advogado não possui a vivência dos mais experientes, que só pode ser adquirida com o tempo. Todavia, é mais comum, devido à popularização da informação, que o jovem têm conhecimento em gestão, marketing, línguas estrangeiras, e, principalmente, em informática, trazendo diferenciais que podem ser aproveitados na carreira.

Nesse sentido, os jovens advogados vêm assumindo papéis importantes dentro da própria entidade, assim como na advocacia propriamente dita, a exemplo de inúmeras Comissões da OAB/MT serem presididas por Jovens Advogados.
A OAB/MT conta com a Comissão do Jovem Advogado – COJAD que tem como objetivo servir ao jovem advogado no seu início de carreira e isso é feito diuturnamente.

A COJAD conta com inúmeros membros e colaboradores, aos quais rendemos os nossos mais sinceros agradecimentos pelo trabalho voluntário frente à OABMT .

O jovem advogado que hoje não possui seu escritório, possui desde o primeiro dia da gestão, o ESCRITÓRIO MODELO, que funciona dentro da Escola Superior da Advocacia – ESA. No início deste ano o escritório modelo foi reformado e passou a contar com uma sala de reunião para 12 pessoas, encontrando-se ainda, equipado com computadores, scaners, ar condicionado, mesas de atendimento, dentre outros equipamentos de suporte ao exercício da advocacia.

A COJAD implementou em parceria com a ESA, CAAMT, Comissões e principalmente com o apoio incondicional do Coordenador Geral das Comissões da OAB e Vice-Presidente Maurício Aude, inúmeros cursos de aprimoramento e aperfeiçoamento ao jovem advogado, dentre eles, destacamos 03 Semanas de Formação do Advogado, realizadas na OAB, Univag e Unic respectivamente; 02 Cursos “Atualizando”, sendo um de Penal e Processo Penal e outro de Civil e Processo Civil, além do terceiro que iniciará em 06/10/12 de Empresarial, Tributário e Agronegócio; II Encontro Regional dos Jovens Advogados e Co-realização do EMED de 2012 com a criação de inúmeros painéis promovidos pelas Comissões da OABMT; 27 (vinte e sete) “DIA DE FORMAÇÃO DO ADVOGADO”, sendo este evento promovido em todas as entregas de carteira da Ordem; Dia de Formação do Advogado desde 2009 no interior de MT com palestras do Vice-Presidente Maurício Aude e do Conselheiro Valber Melo, além do Presidente da COJAD em Primavera do Leste, Barra do Garças, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra e Juína, além de outros eventos que ainda serão realizados neste ano.

Fizemos ainda, a 2ª e 3ª edição do Manual do Jovem Advogado que serve de suporte ao dia-a-dia do jovem profissional.
Abraçamos a causa do “piso salarial” apresentado por um grupo de jovens advogados, sendo que o referido piso foi aprovado por unanimidade no Conselho Estadual da OABMT, tendo inclusive já sido encaminhado o projeto a Casa Civil do Estado de Mato Grosso.

Criamos e colocamos em prática o “OAB VAI A ESCOLA”, com objetivo de levar questões ligadas à cidadania, dentre outros inúmeros temas importantes, como “Educação no Trânsito” numa parceria com a Comissão de Direito de Trânsito da OAB. Nesta esteira, desenvolvemos em parceria com o Poder Judiciário, o projeto “Poder Judiciário na Escola”.
Sabemos que temos muito ainda a fazer e não envidaremos esforços para continuar dando o nosso máximo em prol da jovem advocacia matogrossense.

Por fim, volto a repetir que sonho e acredito numa advocacia digna, onde o iniciante tenha oportunidade, tenha espaço de modo que “lutemos” juntos: em prol de um judiciário mais célere, eficaz, aparelhado, com mais servidores, magistrados e diversas outras causas em prol do livre e indispensável exercício da advocacia.

Por acreditar nestes ideais, tenho a certeza de que o Dr. Maurício Aude, APOIADO pelo Presidente da OAB/MT Dr. Claudio Stábile e por todas as lideranças da advocacia matogrossense, nutre todas as minhas expectativas em prol de dias ainda melhores e pela eterna valorização do advogado, cujos compromissos firmados serão honrados.

MAURICIO AUDE representa renovação, é vice-presidente, acompanhou todos os trabalhos da entidade, conhece a advocacia e as suas dificuldades. MAURICIO AUDE é equilibrado, honesto, ético e exemplo de advogado.
Portanto, meus amigos(as), alunos(as), ex-alunos(as), colegas, professores. Estamos todos juntos neste projeto. Venham somar conosco!

Bruno Oliveira Castro é advogado, professor de Falência e Recuperação de Empresas da Universidade de Cuiabá - Unic, Univag, IDP- Aprovando e Pós-Graduações e Presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB/MT.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet