Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Artigos

Uma vitória de dentro para fora

Leonardo Campos/Divulgação

O que está por fora, é sempre reflexo do que vem de dentro. Pode apostar que uma pessoa bonita, viçosa, tem uma alimentação adequada e está em dia com as suas atividades físicas. Uma empresa de destaque, com uma bela imagem que perdura no mercado, também certamente possui as contas em dia, e colaboradores felizes. Assim foi construída esta última gestão da OAB/MT e da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MT). De dentro para fora. Sempre entendemos que, para construir uma Ordem e uma Caixa forte, somente o trabalho na superfície, ou seja, na Capital, não bastaria. Era
preciso fortalecer as bases da nossa instituição no interior do Estado. Equipar, aparelhar, apoiar, criar um relacionamento sólido, respeitoso e de igual para igual com os advogados do interior. E foi o que fizemos. Por meio das nossas Caravanas, Colégios de Presidentes e delegados e visitas constantes, mantivemos um contato constante com essas bases, dando respostas rápidas às suas necessidades. Suas necessidades passaram a ser  as nossas necessidades. Seus anseios e dificuldades, passaram a ser nossos também. E dessa forma, nos tornamos uma só OAB e Caixa, colocando fim, de uma vez por todas, no abismo existente entre a realidade da Capital e do interior do Estado.

E isso só foi possível porque trabalhamos com afinco para conhecer e vivenciar a sua realidade. E só pudemos alterar essa realidade porque nos interessamos em conhecê-la, em vivenciá-la. E fomos muito bem recebidos. Os valorosos colegas do interior mostraram - e mostram - a cada dia, uma enorme energia para trabalhar pela Ordem, movidos pelo amor à profissão e à defesa contundente da nossa classe, motivo pelo qual cresce a cada dia o meu encantamento e admiração por esses colegas que enobrecem o exercício da advocacia no Estado de Mato Grosso.

E a prova persistente dessa relação de trabalho e confiança mútuas foi o resultado das eleições deste ano. Uma expressiva vitória de dentro para fora. O interior do Estado mostrou sua força, o seu trabalho e a sua vontade de continuar lutando pela Ordem com seriedade e comprometimento, desmentindo falácias de que o interior estaria abandonado. Palavras fáceis de quem busca o poder e nunca vivenciou a realidade do interior. É fato que avançamos e ainda podemos avançar mais, e foi isso que a advocacia do interior comprovou, reconhecendo que podemos continuar trabalhando juntos pela Ordem e para os Advogados.

Quero aqui externar meu mais profundo agradecimento aos advogados de Mato Grosso, mas em especial aos nobres colegas do interior do estado, e reafirmar o compromisso de continuarmos trabalhando lado a lado, ombro a ombro, de dentro para fora, pelo fortalecimento da nossa Ordem, da nossa profissão e da nossa sociedade.

Esse é o compromisso para continuar cuidando do advogado. Conte comigo para mais 03 anos de muito trabalho. Obrigado a todos de coração.

Leonardo Campos é presidente da caixa de assistência dos advogados

Comentários no Facebook

Sitevip Internet