Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Artigos

Eleições não devem transpor a ética, jamais!

Rodrigo Araújo/Divulgação

Mais uma vez a “oposição” baixou o nível das eleições da OAB/MT e, ao invés de uma campanha propositiva, um dos seus apoiadores resolveu atacar a honra dos advogados que participaram das gestões anteriores da entidade.

Se não bastasse as acusações infundadas, o colega Naime, ofendeu todos os advogados que ao longo dos últimos 2 anos e 9 meses trabalharam arduamente nas comissões temáticas da OAB/MT.

Sou presidente da comissão de direito bancário e confesso que fizemos um trabalho discreto, contudo, sempre que acionado atendemos à população no sentido de esclarecer dúvidas e emitir pareceres, além de participarmos dos encontros mensais, debatendo e contribuindo nas discussões trazidas pelo Coordenador Geral, Maurício Aude.

A alegação do advogado de que as comissões “são de nada com coisa nenhuma, apenas status para os seus integrantes”, ofende a minha e a honra de todos os colegas que tive a oportunidade de apreciar o árduo trabalho.

Colegas como Dra. Juliana Gimenes que em diversas oportunidades a encontrei lutando por nós advogados naquele momento de desespero, quando o Tribunal de Justiça mudou a Instituição Bancária, causando um verdadeiro caos na Conta Única do TJ/MT.

O Dr. Naime ofendeu o colega Bruno Castro, que realizou eventos destinados aos jovens advogados, oferecendo palestras, oportunizando o aprendizado e o contato com profissionais de alto nível.

Poderia citar todos os colegas, mas alguns tiveram o papel marcante, como Dr. Geraldo, Dr. Valdir Caldas, Dr. Marco Tulio, Dra. Yaná, Dr. Carlinhos e os demais que deixaram seus afazeres para contribuir com a Instituição sem nenhuma pretensão.

Infelizmente, todo o nosso trabalho ao longo dos últimos anos fora criticado por um colega que está empolgado com o processo eleitoral, contudo, ao invés de fazer uma campanha propositiva decidiu nos atacar para ferir àquele que teve papel importantíssimo nas comissões temáticas, o vice-presidente e candidato Mauricio Aude.

É inadmissível desmerecer os colegas que atuaram num projeto brilhante e bem sucedido por conta do processo eleitoral da OAB/MT e demonstra o despreparo do colega e comprova que não possui conhecimento acerca da entidade.

Apoiar um dos candidatos é um ato democrático e deve ser respeitado, contudo, não podemos permitir que a disputa eleitoral manche a nossa entidade, pois, independente de eleição, todos somos advogados e a imagem da OAB/MT ao final das eleições deverá estar intacta.

Sou advogado e exijo respeito.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet