Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Artigos

Renovação X Continuísmo

José Moreno/Divulgação

A palavra renovação é uma constante em eleições. Na disputa pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB/MT) não poderia ser diferente. Todos querem estar ligados a esta palavra. Porém, os advogados sabem que um grupo que possui a gestão nas mãos há praticamente duas décadas deveria usar outras expressões na busca pelo voto. Continuísmo talvez seja mais indicado.

Manter o mesmo grupo à frente da entidade é manter o status quo, é tolher o saudável rocesso de renovação que toda instituição precisa para oxigenar. A evolução da OAB somente é possível com o fim do continuísmo. Depois de quase 20 anos de gestão, o que tinha de se
apresentar já foi visto e não há que se esperar mais que comodismo de alguns membros da chapa que estão disputando o terceiro mandato consecutivo a frente de cargos relevantes na Ordem.

É a hora de abrir as portas da Casa dos Advogados. É a hora da transformação. A chapa “A OAB é Muito Mais” é a união de vários segmentos da advocacia mato-grossense que querem dar um basta ao continuísmo que tenta esconder-se sob as vestes da renovação. O compromisso que assumimos é de uma Ordem democrática, que possibilite a todos os advogados o acesso aos grandes temas. Vamos realmente nos empenhar na melhoria da tabela mínima de honorários, na redução das custas judiciais, na defesa das prerrogativas da advocacia, na melhoria da prestação jurisdicional, e na defesa da cidadania.

Internamente, quanto à gestão da OAB, é urgente a necessidade de se aprimorar os contratos firmados junto aos fornecedores e prestadores de serviços, tornar mais transparente esta prestação de contas junto à classe. Precisamos tornar a administração da OAB mais profissional. Os avanços reais na gestão da Ordem somente serão conquistados com o debate
amplo entre os advogados, pela troca de argumentos e experiências de sucesso.

Durante nossas reuniões, na Capital e em vários municípios do interior do Estado, uma reclamação constante tem sido apresentada, ou seja, a de que as reivindicações feitas pelos advogados não são atendidas, ficam na gaveta. Em nossa gestão as denúncias contra a quebra das prerrogativas do advogado serão efetivamente levadas adiante.

O dicionário define continuísmo como a manutenção do poder político nas mãos das mesmas pessoas ou do mesmo grupo, logo, renovação é o contrário desta definição e implica em renovar os quadros com alteração das pessoas e dos grupos que comandam os destinos da OAB.

A renovação é essencial para o surgimento de novas ideias, já que o continuísmo leva ao acomodamento dos dirigentes que não aceitam ouvir críticas e passam a administrar a Ordem visando exclusivamente realizar atos para a sua manutenção no poder. Por isso a importância da alternância de poder. É preciso analisar profundamente esta questão para elucidar quem verdadeiramente é o novo.

A chapa “A OAB é Muito Mais” está composta por profissionais atuantes, que enfrentam os balcões da justiça, que anseiam por uma Ordem que realmente defenda o respeito ao advogado, sua valorização. Defendemos a transformação na Ordem, a mudança das pessoas que a dirigem e especialmente a modernização na forma de administrar a entidade, tornando-a mais profissional e acessível, de forma efetiva, a todos os advogados.

Apresentamos à classe um leque de propostas, demonstrando quem é a verdadeira renovação da OAB/MT. Queremos ainda lhe fazer um convite: venha somar conosco, participe de nossas reuniões, acesse o site: www.morenopresidente.com.br , curta a fanpage: www.facebook.com/morenopresidente , mande sua sugestão, expresse sua vontade para juntos promovermos a maior e melhor gestão da história da OAB/MT.

A OAB que queremos é a OAB que você fará parte.
*José Moreno é candidato à presidência da OAB-MT

Comentários no Facebook

Sitevip Internet