Na era da Informação, também conhecida como era digital ou era tecnológica, a privacidade está cada vez mais em xeque, especialmente pelo fato de que diariamente um maior número de pessoas estão conectadas à algum dispositivo tecnológico, fornecendo pouco a pouco os dados em troca de facilidades na internet e acesso à meios de comunicação mais eficazes.
É devido a esse fato que o termo “dados são o novo petróleo” se tornou aplicável a nossa realidade. Pois, pensando no controle e proteção desses dados surgiram diversas legislações mundiais, dentre elas, a nossa Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Logo, trabalhar para que o seu negócio esteja em conformidade com a LGPD é uma questão de sobrevivência. As regras do jogo mercadológico mudaram, por isso a sua empresa também precisa mudar e garantir um diferencial frente à concorrência.
Vale ressaltar que, ao demonstrar respeito com os dados pessoais dos seus clientes/fornecedores, a empresa agrega valor de mercado a sua marca e ao mesmo tempo reduz os riscos com eventuais vazamentos de dados e outros incidentes de segurança.
Por fim, resta demonstrado que se adequar à essa nova realidade é mais do que somente uma necessidade legal, pois investir na governança em privacidade gera valor para o seu negócio.
Bárbara Prado, consultora em privacidade e proteção de dados da Mais 1 Digital – Consultoria e Treinamentos.
Guilherme Rodrigues Muller, advogado, consultor em privacidade e proteção de dados da Mais 1 Digital – Consultoria e Treinamentos.