Olhar Jurídico

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Artigos

Conhecendo Museus

O Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica, o ParlaMundi da LBV, em Brasília/DF, sediou, no dia 3/5, o lançamento da segunda edição da série “Conhecendo Museus”. Entre as autoridades presentes, estavam a ministra da Cultura, Ana de Hollanda; o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Júnior; o diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação —EBC, Nelson Breve; e o superintendente de Rede da TV Brasil, Marco Antonio Coelho.

A história de 52 museus é contada em documentários de 26 minutos, produzidos pelo Instituto Brasileiro de Museus, pela Empresa Brasil de Comunicação, pela TV Escola (MEC) e pela Fundação José de Paiva Netto. São 29 acervos na Região Sudeste, 8 no Nordeste, 7 no Sul, 5 no Centro-Oeste e 3 no Norte.

A ministra Ana de Hollanda, falando à Super Rede Boa Vontade de Comunicação (TV, rádio e internet), comentou a respeito da iniciativa: “Acho que é fundamental, porque é um programa que tem o perfil do Ministério da Cultura, como também do Ministério da Educação, com quem a gente está trabalhando cada vez mais próximo, e também com Paiva Netto. Foi a Fundação JPN que iniciou essa proposta. Agora, a EBC vai divulgar para o Brasil todo”.

Na ocasião, o dr. Nelson Breve declarou: “A série ‘Conhecendo Museus’ é resultado de uma parceria muito importante. Resultou num programa que permite que a gente tenha informações sobre museus, se aproprie da cultura por intermédio dos curadores dos museus. Educativo, ele passa o aprendizado sem ser chato; é uma coisa alegre, para cima. Como se diz normalmente, uma coisa do Bem. Então, vale a pena, consegue entreter informando”.

Apreciar melhor nossa cultura é algo que só faz bem ao cidadão e ao próprio país.


PADRE MARIO CELLI

Na sexta-feira, 4/5, retornou à Pátria Espiritual o dedicado padre italiano Mario Celli. O Portal Boa Vontade, numa singela homenagem, registrou: “Ordenado padre em Roma, em outubro de 1967, antes de vir para o Brasil, ficou alguns anos em missão no Burundi e na República Democrática do Congo, na África. Em 1981, passou a trabalhar no ministério pastoral de comunicação, nos bairros paulistanos de Itaquera e Brasilândia, tendo atuado ainda em Blumenau/SC. Atualmente, integrava a comunidade missionária dos Xaverianos, em São Paulo”.

Em 2010, durante uma entrevista, o padre Mario Celli, igualmente conselheiro da Ordem do Mérito do ParlaMundi, afirmou: “A LBV está no meu coração faz 20 anos ou mais. A qualquer lugar que eu for, nas andanças pelo mundo afora, sempre, sempre levo comigo o ideal da LBV: fazer da Humanidade uma família só, onde a dignidade da pessoa, a comunhão e a solidariedade sejam a filosofia (...) Eu aprendi no Evangelho, mas fico feliz de declarar que me alimentei na Legião da Boa Vontade com os testemunhos do Irmão querido Paiva Netto; alimentei em mim essa abertura de coração que abraça a todos”.

Que sua bondosa Alma receba a Paz de Deus. Aos seus familiares, a nossa solidariedade.



José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Comentários no Facebook

Sitevip Internet