Imprimir

Notícias / Geral

TJMT deve diminuir tempo de tramitação de processos, afirma desembargador

Da Redação - Vinicius Mendes

O desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, eleito presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para o biênio 2019/2020, afirmou que em sua gestão um dos focos será a diminuição do tempo de tramitação processual para atender melhor à sociedade. Além disso, ele afirma que durante o período que presidir o TJMT buscará aproximar o poder Judiciário da sociedade.
 
Leia mais:
Após atentados a juízes, presidente do TJMT quer instalar portas giratórias e esteiras de detecção de metais
 
Segundo o presidente o Primeiro Grau da Justiça em Mato Grosso (as atuações dos juízes nas Varas) serão prioridade. Desta forma, ele acredita que será possível trazer mais celeridade à tramitação processual.
 
“O número um é o fortalecimento do primeiro grau, agilizar todas as vagas e comarcas. Procurar diminuir o tempo de tramitação do processo, que ele seja mais rápido para a sociedade, a parte tenha uma das respostas imediatas, esse tempo de tramitação é muito grande hoje, tentaremos diminuir ao máximo”.
 
De acordo com o desembargador, o poder Judiciário de Mato Grosso é aquele que, proporcionalmente, recebeu mais ações por 100 mil habitantes, em todo o Brasil.
 
“O nosso foi o poder judiciário que mais ações recebeu distribuídas no ano de 2017. É um numero assustador, e mesmo assim temos conseguido dar uma resposta com nossa taxa de congestionamento e uma produtividade que chegou a 94% esse ano, julgando mais do que entrou”.
 
Ele ainda disse que nesta gestão o TJMT deve se aproximar mais da imprensa e também da sociedade. O desembargador afirmou que não há o que esconder.
 
“É exatamente isso que nós queremos, não tem que ter tema tabu, não temos que esconder nada, o que tiver que falar nós vamos falar. A gente até brinca que tinha uma ‘caixa preta’, mas não, está a mostra para todo mundo, com exceção dos casos sob segredo de justiça”.
Imprimir