Olhar Jurídico

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Criminal

DECISÃO DA JUSTIÇA

Major que intimidou promotor e invadiu emissora de TV é solto após decisão da Justiça

Foto: Rogério Florentino / OD / Reprodução

Major que intimidou promotor e invadiu emissora de TV é solto após decisão da Justiça
A Corregedoria da Polícia Militar de Mato Grosso afirmou que a prisão contra o major PM Wanderson da Costa Castro foi cumprida na manhã deste domingo (3), mas por decisão judicial ele já foi posto em liberdade. O juiz Wladymir Perri, da 11ª Vara Criminal Especializada da Justiça Militar, havia decretado a prisão em decorrência das intimidações feitas pelo militar a um jornalista e ao promotor de justiça Allan do Ó.
 
Leia mais:
Juiz manda prender major da PM que invadiu emissora de TV e intimidou promotor de justiça
 
O major teria intimidado e invadido uma emissora de televisão, em abril de 2018, por conta de um desentendimento com um jornalista em Alta Floresta (a 791 km de Cuiabá). O juiz Wladymir Perri considerou que os fatos, em si, não são tão graves.
 
No entanto, ele verificou que, durante as alegações finais do promotor Allan do Ó, em um outro caso envolvendo outro militar, ele relatou que teria recebido uma ligação do major Wanderson e que durante a conversa teria sido intimidado pelo militar, diante do oferecimento da denúncia contra um soldado da PM.
 
“De mais a mais, consigno que o major Wanderson da Costa Castro intimidou jornalista, quando invadiu o estúdio da TV Nativa e agora um promotor de justiça, na medida em que deverá ser preso cautelarmente, porque amanhã poderá vir a coagir membros do Poder Judiciário”.
 
A decisão foi cumprida neste domingo (3), pela própria Polícia Militar. No entanto, a Corregedoria da PM afirmou que também por decisão do Poder Judiciário Mato-grossense a prisão foi relaxada e o militar foi solto.
 
A PM ainda afirmou que instaurou inquérito para apurar a denúncia do promotor e que a tisuação envolvendo o jornalista também está sendo apurada. Ao decretar a prisão o juiz Wladymir Perri também citou os casos de homicídio envolvendo o major. Com relação a isso a PM afirmou que ocorreram durante o exercício da profissão e que em um deles foi apontada a excludente de ilicitude.
 
Nota da PM
 
NOTA-RESPOSTA

A Corregedoria da Polícia Militar informa que cumpriu a ordem de prisão contra o major PM Wanderson da Costa Castro na manhã de 03/03, conforme previa decisão do juiz substituto da 11ª Vara, Vladimir Perri, e instaurou inquérito para apurar a denúncia do promotor.

Informa ainda que por decisão do Poder Judiciário Mato-grossense a prisão foi relaxada e o major PM posto em liberdade.

Quanto a denúncia de invasão da emissora de TV, também citada na decisão judicial, a Corregedoria informa que está sendo apurada e com a finalização dos trâmites legais será submetida a julgamento.

Sobre os “crimes de homicídios’, conforme citação da decisão judicial, a Corregedoria informa que tais ocorrências se deram durante o exercício da função policial, sendo que para um dos casos, devidamente apurado por essa Casa Corretiva, e que a instrução investigativa apontou excludente de ilicitude. Já o segundo caso ainda está sob apuração da Corregedoria.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet