Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Civil

SOFRE COM DORES

Estado não cumpre liminar da Justiça e idosa pode ter perna amputada por falta de cirurgia

Foto: Rogério Florentino / OD / Reprodução

Estado não cumpre liminar da Justiça e idosa pode ter perna amputada por falta de cirurgia
Maria Faria de Menezes, de 67 anos, que aguarda por cirurgia de angioplastia periférica e amputação de quatro dedos do pé esquerdo, pode ter sua perna amputada caso o procedimento não seja realizado até quinta-feira (28), segundo relato médico. A aposentada, que veio de Vila Rica (1.272 km de Cuiabá) para ser atendida e mesmo após liminar obtida na Justiça a cirurgia ainda não foi realizada.
 
Leia mais:
Idoso que se recuperava de cirurgia é amarrado durante assalto em sua residência
 
“Sinto dor direto. Só alivia quando tomo remédio. Estou sem esperança. Sinto muita revolta”, relatou Maria.
 
A paciente está internada no Pronto-Socorro de Cuiabá desde o dia 16 de janeiro. “Quando ela chegou aqui, era só um dedo. Agora, já são quatro. O médico já adiantou que ela pode perder a perna”, afirmou Luzineia Gomes de Moraes, 37 anos, filha de Maria.
 
A Defensoria Pública de Mato Grosso obteve decisão liminar favorável no dia 19 de fevereiro, que determinou que o Governo do Estado de Mato Grosso providenciasse em cinco dias a realização do procedimento.
 
O prazo não foi cumprido e, de acordo com a defensora pública Shalimar Bencice e Silva, que atua no Núcleo Cível da capital, foi feito um pedido de bloqueio de bens para que o Estado cumpra a decisão judicial.
 
“São processos urgentes que não deveriam demandar processo judicial. Deveriam ter atendimento imediato”, comentou Shalimar. “O papel da Defensoria é ingressar em juízo para garantir o acesso à saúde o mais rápido possível”, completou.
 
Luzineia conta que a mãe teve um corte no quintal de casa e o problema foi se agravando por causa da diabetes. “A maior preocupação é que ela piore ainda mais”, relatou a filha, angustiada com a situação.
 
Maria foi atendida num posto de saúde em Vila Rica e chegou a ser internada no hospital municipal, mas o local não faz esse tipo de procedimento, então ela teve que ser transferida para Cuiabá. “Lá não tem estrutura, medicamento etc.”, declarou Luzineia.

Outro lado

Nota da Secretaria de Estado de Saúde

A paciente aguarda supervisão médica para definir qual dos procedimentos cirúrgicos será realizado primeiro, pois são os seguintes procedimentos autorizados pelo SUS: amputação e desarticulação de membros inferiores e angioplastia intraluminal de vasos das extremidades. A princípio essas cirurgias podem ser realizadas no próprio Pronto Socorro de Cuiabá. A Central já autorizou os procedimentos e aguarda apenas o parecer médico.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet