Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

PRODUTIVIDADE

Cada magistrado de MT produz 2 mil sentenças por ano, afirma corregedor

Foto: Assessoria de imprensa TJMT

Cada magistrado de MT produz 2 mil sentenças por ano, afirma corregedor
O novo corregedor-geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Luiz Ferreira da Silva, afirmou que cada magistrado de Mato Grosso produz cerca de duas mil sentenças por ano. Em sua gestão ele afirmou que pretende trazer mais celeridade à tramitação de processos e tornar o TJMT mais produtivo.
 
Leia mais:
Empossado, novo presidente do TJ diz que não conta com hipótese de redução de duodécimo
 
O desembargador Luiz Ferreira da Silva foi eleito corregedor-geral do TJMT em outubro de 2018. Ele substitui a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, que atuou no biênio 2017/2018. Como presidente do TJMT foi eleito o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha e como vice-presidente foi eleita a desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas. O novo corregedor-geral afirmou que quer continuar o trabalho da desembargadora, mas também avançar e tornar o TJMT mais célere.
 
“Juntamente com o desembargador Carlos e a desembargadora Maria Helena, pretendemos fazer uma administração conjunta, coesa, de sorte que não tenhamos entre nós qualquer tipo de ‘desentendimento’, e com base nesta premissa, nós esperamos, lá na Corregedoria, implementar, não só as ações que a desembargadora Maria Aparecida deu início, mas acima de tudo, melhorar o sistema de fluxo dos processos, fazendo com que a Justiça de primeiro grau tenha capacidade de fazer com que os processos tramitem com mais celeridade, e aí nós conseguiremos entregar à sociedade o que mais ela precisa, que é a rapidez nas demandas colocadas para o judiciário”, disse o corregedor-geral.

O presidente do TJMT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, já havia afirmado que o Tribunal de Mato Grosso é aquele que, proporcionalmente, mais recebeu ações por 100 mil habitantes em 2017. Ele ainda disse que a produtividade do TJMT em 2018 chegou a cerca de 94%.

O novo corregedor-geral disse que pretende tornar o TJMT mais produtivo ainda. Ele afirmou que cada magistrado do Estado produz cerca de dois mil sentenças por ano, e com avanço na informatização das Comarcas, a eficiência deve aumentar.

“Para que se tenha uma ideia, Mato Grosso tem um milhão de processos, e assim mesmo o judiciário do Mato Grosso é o segundo mais produtivo. Cada magistrado produz duas mil sentenças por ano, e olha que nós somos um tribunal pequeno, lamentavelmente aferido como se de médio porte fosse, porque se fosse pequeno iríamos ganhar de todos, mas no médio porte nós temos concorrente do tipo Mato Grosso do Sul, e outros aí, cuja informatização já está mais adiantada”.

O foco de sua gestão, afirmou o desembargador Luiz Ferreira da Silva, será no avanço da informatização do judiciário, com treinamento dos servidores e magistrados além de equipamentos modernos.
 
“É pretensão do desembargador Carlos Alberto e desta corregedoria, que nós façamos treinamento em relação à informatização de todos os servidores envolvidos, porque pouco nos interessa que exista uma unidade judiciária com um bom computador, laptop, e juiz despache, mas o despacho dele fica parado sem que tome aquela fluidez necessária [por falta de treinamento]”, disse.

“O que significa isso, ao despachar, na sequência o servidor vai dar o andamento, lá na frente se precisar cumprir o oficial de justiça vai cumprir o mandado, e isso a informática vai nos ajudar, mas para isso precisamos fazer um treinamento muito maciço dos servidores e dos magistrados, então é uma das minhas metas fazer cursos, muito rapidamente”, explicou o corregedor-geral.

Outra ação que pretende tomar é de fazer visitas às comarcas do interior, porém isto irá depender do orçamento que o TJMT terá disponível.

“A desembargadora Maria Aparecida fez a fiscalização ordinária, foi a todas as comarcas, eu também devo fazer visitas àquelas comarcas, como de resto é obrigado que se faça, e na medida do possível e o orçamento nos autorizar”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet