Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

Condenado por corrupção

Juiz vê risco de fuga e não permite que procurador passe feriado no Rio de Janeiro

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Juiz vê risco de fuga e não permite que procurador passe feriado no Rio de Janeiro
O juiz Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, titular da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, negou pedido feito pelo procurador aposentado Francisco Gomes de Andrade Lima, o ‘Chico Lima’, para passar o feriado prolongado na cidade do Rio de Janeiro (RJ), onde tem uma residência há mais de 40 anos, segundo sua defesa.

Leia também
Selma Arruda tem sigilo bancário quebrado pelo TRE-MT por suspeita de ‘caixa 2’


O pedido do procurador aposentado aconteceu nove dias após retirar a sua tornozeleira de monitoramento. Para o magistrado, as medidas cautelares imposta ao réu contrastam com o pedido. O juiz também entendeu que as condições financeiras do réu, aliada a falta de monitoramento facilitaria uma eventual fuga.

“Verifico que a gravidade do delito em tese praticado, as condições pessoais do acusado frente à sua capacidade econômica, aliado ao fato de que o mesmo responde a outras ações penais, encontrando-se condenado em uma delas a uma pena de 15 anos e seis meses de reclusão, tendo sido fixado o regime fechado para cumprimento da pena, cuja sentença não transitou em julgado, revela a real possibilidade de evasão do distrito da culpa, furtando-se o peticionário à aplicação da lei penal”, diz o trecho da determinação.

O procurador aposentado foi condenado a 15 anos e seis meses de reclusão pelos crimes de formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro, sentença que deveria ser inicialmente cumprida em regime fechado.

A condenação ocorreu pelo seu envolvimento em uma organização criminosa que desviou mais de R$ 2,5 milhões dos cofres públicos por meio da concessão fraudulenta de incentivos fiscais a empresários por meio do programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso.

Na mesma ação também foram condenados o ex-governador Silval Barbosa, seu chefe de gabinete Silvio Corrêa, além dos ex-secretários Marcel Souza de Cursi e Pedro Jamil Nadaf.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet